Principais Objetivos do Marketing na Internet

6 Principais Objetivos do Marketing na Internet

Quase todos os empresários hoje sabem que o marketing na internet é essencial, mas nem todos entendem os resultados finais que podem ou devem ser obtidos por meio de estratégias online. Como resultado, pode ser difícil para eles calcular o ROI de suas campanhas.

Se você é um dos muitos profissionais de marketing ou donos de empresas que não tem objetivos claros para seus esforços online, provavelmente está lutando para avaliar seu sucesso.

Aqui estão alguns objetivos comuns de marketing na Internet que podem se encaixar nas metas da sua empresa:

Objetivo nº 1: aumentar a receita

O objetivo principal de qualquer estratégia de marketing é, em última análise, aumentar a receita, e o marketing na Internet não é exceção. Felizmente, a Internet oferece muitas oportunidades para todas as empresas melhorarem seus resultados.

Ao combinar a otimização do mecanismo de pesquisa, ou  SEO , com  anúncios pago por clique , ou CPC, sua empresa pode melhorar as chances de que clientes em potencial o encontrem online. E com estratégias como marketing de conteúdo e marketing  de mídia social , você pode se posicionar como um especialista em sua área que também se preocupa com seus clientes.

Para obter mais informações sobre como o marketing na Internet pode aumentar as vendas e gerar receita, confira  este artigo .

Objetivo nº 2: Construir uma marca

Os objetivos de marketing na Internet geralmente incluem a construção de uma marca. Isso significa não apenas estabelecer seu logotipo e nome da empresa na mente dos consumidores, mas também o que sua empresa representa.

Marcas conhecidas geralmente são mais confiáveis ​​​​pelos clientes, especialmente quando combinadas com associações positivas. A Internet é uma ótima ferramenta para construir essa confiança, porque tem um amplo alcance e permite que você se conecte diretamente com os indivíduos.

A mídia social é particularmente útil na construção de uma marca, porque permite que as empresas criem e publiquem com uma sensação mais pessoal. As organizações descobriram que esse tipo de construção de marca pode ser promovido pelo uso de canais de mídia social como Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest. Além das postagens orgânicas nesses sites, as empresas podem construir o reconhecimento da marca pagando por anúncios e posicionamentos. Isso exige paciência por parte dos líderes organizacionais, porque a confiança e a lealdade são desenvolvidas ao longo de muitos meses e, às vezes, anos. O importante é manter o foco nos resultados.

Objetivo nº 3: Melhorar o SEO local

Muitas pequenas empresas, bem como empresas focadas em aumentar as vendas em uma região geográfica específica, concentram grande parte de seus esforços de marketing na melhoria de seu  SEO local . Isso significa otimizar vários elementos em seus sites para atrair clientes locais que procuram os serviços que prestam.

Embora o número de buscas que incluem tanto seu setor quanto sua cidade seja, sem dúvida, menor do que aquelas que apenas especificam um produto ou tipo de negócio, essas buscas tendem a gerar um tráfego muito mais qualificado. Se um usuário já estiver procurando por empresas onde você está, há grandes chances de que ele esteja disposto a ir até sua localização física.

Objetivo nº 4: aumentar o tráfego qualificado

Todo proprietário de empresa deseja ver os números aumentarem em termos de visitantes do site e das páginas de destino. No entanto, esses números não têm sentido se não forem os tipos certos de  tráfego .

Nem todo visitante do seu site fará uma compra. Esse é apenas o caminho da Internet e deve ser aceito. No entanto, se  nenhum  dos visitantes do seu site fizer compras (ou entrar em contato com você), você provavelmente atrairá tráfego “não qualificado” ou visitantes que não têm a intenção de se tornar um cliente.

Ao direcionar seu marketing para  pessoas específicas  e com o objetivo de atrair pessoas específicas e qualificadas, você pode aumentar o ROI de seus esforços de marketing, bem como seus resultados.

Objetivo nº 5: Gerenciar a reputação online

Em uma época em que qualquer pessoa com um computador ou smartphone pode postar suas opiniões sobre empresas, produtos e serviços para todo o mundo ver, é importante que as empresas mantenham uma sólida reputação online. Isso significa monitorar o nome da sua empresa, manter perfis sociais e responder a críticas ruins de acordo.

Uma crítica ruim não significa que a reputação da sua empresa seja prejudicada, mas uma reação ruim a uma crítica ruim pode. A maneira como você responde publicamente  às reclamações dos clientes  mostrará a eles (e a todos os outros clientes atuais e potenciais) o quanto você se importa com as opiniões deles. Mas, por mais intimidante que isso possa parecer, basta um pouco de respeito e preocupação com sua base de clientes.

Para algumas empresas que já cometeram erros nesse departamento, seu objetivo é simplesmente remover quaisquer associações negativas com a empresa e mostrar aos clientes que eles perceberam os erros de sua conduta. Embora as melhorias não aconteçam da noite para o dia e as relações públicas ruins possam ser difíceis de se livrar, a Internet é uma ferramenta sólida para  reparar reputações danificadas .

Objetivo nº 6: Torne-se um influenciador em seu campo

Todo setor tem alguns indivíduos ou empresas bem conhecidos que outros consideram líderes de pensamento. Eles permanecem na vanguarda das novas tecnologias e ideias e geralmente são os primeiros a compartilhar novas informações.

Infelizmente, cada setor tem apenas uma determinada quantidade de espaço no topo. As pessoas que se tornam especialistas e influenciadores são aquelas que se posicionam estrategicamente para dar ótimos conselhos e informações, muitas vezes sem muito ganho monetário óbvio.

Por exemplo, uma empresa influente pode escrever e compartilhar postagens e artigos de blog regularmente. Seu CEO e outros funcionários importantes podem manter seu LinkedIn e outros perfis sociais atualizados e compartilhá-los também. A empresa pode oferecer webinars gratuitos sobre as novidades do setor. Todos esses esforços combinados podem posicioná-los como especialistas não apenas aos olhos de outros profissionais do setor, mas também aos olhos de clientes em potencial.

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