O custo do marketing — uma análise complexa do orçamento de marketing

Toda empresa, independentemente do tamanho, localização ou setor, depende da mesma coisa para ter sucesso: clientes.

Por isso, toda empresa precisa de uma estratégia de marketing para aumentar o reconhecimento da marca e atrair novos clientes.

Isso pode parecer simples, mas se você tem experiência com marketing, sabe que é tudo menos isso. Considerando as centenas de canais diferentes disponíveis  hoje, simplesmente escolher quais pode ser um grande desafio.

Assim, planejar e gerenciar campanhas consome ainda maistempo e recursos.

Mas se você estiver criando uma nova estratégia para sua empresa ou explorando suas opções, uma de suas principais preocupações é provavelmente o que está incluído em um orçamento de marketing e o custo de marketing como um todo.

Decompor o custo do marketing é um processo complexo, principalmente porque existem muitas maneiras de promover um negócio. Nesta página, discutiremos várias dessas opções e o que sua empresa pode esperar pagar por cada uma delas.

Detalhamento do orçamento de marketing

Com tanto hype em torno do SEO, o que a estratégia pode fazer pela sua empresa? Vamos falar sobre algumas das maneiras mais benéficas que uma agência de SEO pode ajudar a transformar sua empresa.

É como estalar os dedos? Não é bem assim, mas há muitos benefícios incríveis que sua empresa pode gerar quando você implementa uma campanha de SEO.

SEO pode ajudar a aumentar o tráfego para seu site

Se você fez sua pesquisa on-line, sabe que pode ser difícil, se não totalmente impossível, obter uma resposta concreta sobre o custo do marketing.

Isso ocorre porque existem muitos canais diferentes que você pode usar para marketing, e cabe a cada empresa determinar quais valem a pena. Como resultado, existem hoje tantos orçamentos de marketing exclusivos quanto empresas.

Infelizmente, isso significa que é um desafio chegar a uma estimativa geral. Mas, por outro lado, também significa que os orçamentos de marketing são altamente personalizáveis. Sua empresa pode escolher as estratégias que deseja usar e depois descobrir quanto pode gastar.

Abaixo, vamos dar uma olhada em algumas das opções de marketing online mais populares hoje:  SEO ,  web design ,  marketing de conteúdo , marketing de  mídia social e e-mail marketing . Fornecemos um custo estimado para cada um e um detalhamento de onde esses custos vêm.

Portanto, se você deseja criar uma estratégia de marketing que funcione dentro do orçamento da sua empresa ou apenas deseja obter uma melhor compreensão do custo do marketing, está no lugar certo!

Vamos começar.

Custo da otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

Custo estimado :  R$ 600 – R$ 5000 por mês

O que está incluído : Pesquisa de palavras-chave, otimização na página, configuração e relatórios de análise, adições e atualizações de cópia e criação de links

SEO é tudo o que sua empresa faz para melhorar seus rankings em mecanismos de busca como o Google. Em uma época em que a maioria dos consumidores pesquisa suas opções online antes de fazer uma compra, e muitos até fazem essas compras online, é absolutamente necessário.

Quando seu site tem uma boa classificação para pesquisas relacionadas ao seu setor, você tem a capacidade de alcançar clientes que talvez nunca tenham ouvido falar de sua empresa de outra forma. Mas, ao contrário dos métodos tradicionais de publicidade, como anúncios de rádio e TV, você os alcança quando eles já desejam fazer uma compra.

Em vez de interromper suas atividades do dia-a-dia (como assistir TV ou folhear uma revista), você pode usar o SEO para estar presente quando eles estiverem procurando ativamente um produto ou serviço. Isso não é apenas mais útil, mas em muitos casos, mais econômico.

Como o preço é determinado

Existem muitas agências de SEO e marketing na Internet que oferecem otimização de mecanismos de pesquisa, e cada uma tem sua própria maneira de determinar o custo de marketing. O custo de SEO da sua empresa depende de várias variáveis, incluindo:

  • O número de páginas do seu site
  • Quantas palavras-chave você deseja segmentar
  • Quanta cópia do site você precisa
  • Quão competitiva é a sua indústria


A maioria das agências exige uma taxa inicial para cobrir a pesquisa e o planejamento necessários para a criação de sua estratégia e, em seguida, cobra mensalmente.

O preço geralmente é personalizado com base nas variáveis ​​acima e também pode variar de acordo com o nível de experiência da agência.

A maioria das agências também oferece diferentes opções de preços com base em quão competitiva sua empresa deseja ser. Se você opera em um nicho de mercado e deseja apenas segmentar palavras-chave de cauda longa, ou palavras-chave hiperespecíficas que impliquem a intenção do cliente, seus custos mensais serão menores do que se você deseja segmentar pesquisas amplas e de alto volume.

Dito isto, o custo de marketing não deve ser sua única preocupação ao selecionar uma agência. Ao pesquisar suas opções, certifique-se de entender as estratégias específicas que cada um usa.

Uma “agência” que cria links a partir de sites com spam e de baixa qualidade pode conseguir resultados com baixo custo no curto prazo, mas pode acabar causando à sua empresa o incômodo de uma  penalidade de mecanismo de pesquisa . Essas penalidades removerão completamente seu site dos resultados de pesquisa e tornarão impossível atrair clientes online.

Por outro lado, uma agência que trabalha com sua empresa para obter links de sites respeitáveis ​​e de alta qualidade pode ajudar sua empresa a ganhar visibilidade e expandir seus negócios nos próximos anos.

Custo da publicidade paga por clique (CPC)

Custo estimado : R$ 2.500 a R$ 50.000 por mês

O que está incluído : uma campanha de CPC com gastos mensais de CPC variados, acesso à Rede de Display do Google, correspondência de clientes e públicos-alvo e muito mais.

O CPC é uma ótima maneira de trazer tráfego para seu site rapidamente e é um ótimo companheiro para SEO. Enquanto o SEO pode demorar um pouco para produzir resultados, o CPC é essencialmente imediato. Assim que você colocar anúncios CPC nos mecanismos de pesquisa, você começará a direcionar o tráfego para seu site.

As campanhas CPC funcionam em um sistema de leilão, então você sempre sabe exatamente quanto está pagando por um anúncio, porque você decide. Você faz lances nas palavras-chave para as quais deseja que seu anúncio seja classificado e, se superar seus concorrentes, obterá um espaço de anúncio que segmenta sua palavra-chave específica.

Outra grande vantagem do CPC é que você só é cobrado quando alguém clica no seu anúncio. Ao contrário de jornais ou outdoors onde você paga por espaço publicitário, com anúncios CPC, você paga apenas por cliques. Isso torna o CPC uma das estratégias de marketing na Internet mais econômicas que existem.

O custo da sua campanha CPC depende do seguinte:

  • Quantas palavras-chave você deseja segmentar
  • Quanto você deseja gastar mensalmente em redes CPC
  • Se você estiver interessado em design de anúncio de banner
  • Se você estiver interessado em publicidade CPC de mídia social
  • Se você estiver interessado no Gerenciamento do Google Shopping
  • Se você precisa de uma campanha internacional
  • E mais


Quanto mais dinheiro você licitar para palavras-chave importantes, maior a probabilidade de conseguir um local de anúncio, mas é importante garantir que a palavra-chave valha o dinheiro que você licitou.

Você também pode decidir quantas palavras-chave deseja segmentar, se estiver interessado em remarketing, publicidade CPC de mídia social ou gerenciamento do Google Shopping. Isso também aumentará o preço da sua campanha.

Custo de webdesign

Custo estimado :  R$ 6.000, R$ 100.000  (custo único do projeto)

O que está incluído : Um site criado de acordo com as especificações da sua empresa

Como o centro da presença online de sua empresa, seu site precisa não apenas ser um reflexo preciso do que você tem a oferecer, mas também mostrar aos clientes em potencial por que eles devem escolher você em vez de seus concorrentes.

Se o site da sua empresa não atende a esses dois objetivos (ou se você não tem um site), é hora de começar a procurar uma agência de web design. E embora o web design tenha sido uma indústria altamente especializada, com apenas um punhado de empresas respeitáveis, ele percorreu um longo caminho na última década.

Hoje, existem milhares de empresas de design e desenvolvimento que podem ajudar sua empresa a criar um site – o que significa que um será perfeito para seu projeto e orçamento.

Como o preço é determinado

Assim como o SEO, o custo do web design depende de vários fatores. Os mais importantes são:

  • O número de páginas que você precisa
  • A funcionalidade que você deseja (como comércio eletrônico)
  • O CMS que você deseja usar
  • Se você precisa de integração de banco de dados
  • Se você precisa de redação
  • Se o designer usa um modelo ou cria um site do zero


Por causa das muitas variáveis ​​envolvidas, a faixa de custo para um novo site é enorme. No entanto, um dos fatores mais importantes é o último da nossa lista: se o designer usa um modelo.

É fácil encontrar um modelo de aparência decente online e instalá-lo em um servidor, e é exatamente isso que os “web designers” de baixo custo fazem. E para ser justo, muitos desses modelos parecem profissionais – mas a maioria deles já está sendo usada por centenas de outras empresas e proprietários de sites.

Se o seu site for indistinguível de outras empresas, especialmente aquelas dentro do seu setor, isso não ajudará você a construir sua marca. Portanto, mesmo que você tenha um esquema de cores exclusivo e seu logotipo esteja em todos os lugares, seu site não se destacará nem ajudará os clientes em potencial a se lembrarem de você.

Na outra ponta do espectro, uma equipe talentosa de design e desenvolvimento pode construir um site do zero com base na marca e nos objetivos da sua empresa. Eles também podem torná-lo parte integrante de sua estratégia de marketing e adicionar todas as funcionalidades personalizadas de que você precisa.

É claro que nem toda empresa exige funcionalidades avançadas. Se você é uma empresa local, por exemplo, e seu principal objetivo é atrair clientes para sua vitrine física, um site simples é tudo o que você precisa.

Se sua empresa deseja lançar uma grande loja de comércio eletrônico com milhares de produtos exclusivos, por outro lado, você precisará de desenvolvedores qualificados para trabalhar em seu projeto.

Dito isto, a maioria das empresas fica em algum lugar entre suas necessidades, e você deve descobrir onde sua empresa está antes de entrar em contato com qualquer agência. Dessa forma, ao entrar em contato com potenciais parceiros de negócios, você pode estar preparado para explicar completamente seu projeto.

Quanto mais informações você fornecer, mais fácil será determinar se eles são ou não a escolha certa para sua empresa – e mais rápido eles poderão fornecer uma cotação. A maioria das empresas oferece essas cotações gratuitamente, e recomendamos que você obtenha várias antes de assinar um contrato com qualquer uma delas.

Você também pode usar nossa  calculadora de cotação de projeto gratuita  para obter uma estimativa do que sua empresa deve esperar para pagar por um site e ter isso em mente ao entrar em contato com agências em potencial.

Custo do marketing de conteúdo

Custo estimado :  R$ 2.000 a R$ 10.000 por mês

O que está incluído : Pesquisa e desenvolvimento de ideias de conteúdo, criação de conteúdo, distribuição e promoção de conteúdo e criação de links.

O marketing de conteúdo refere-se ao processo de escrever e publicar textos, gráficos, vídeos, downloads e outros materiais no site da sua empresa. Ele anda de mãos dadas com o SEO e é uma das maneiras mais eficazes de atrair visitantes e links para seu site.

No entanto, há mais do que aparenta quando se trata de escrever e criar conteúdo de sucesso.

Para atrair pessoas para o seu site, você precisa identificar tópicos nos quais seu público está genuinamente interessado. Então, o material que você cria precisa ser pesquisado, escrito e promovido melhor do que qualquer outro conteúdo sobre o mesmo tópico.

Para conseguir isso, e fazer com que sua estratégia de marketing de conteúdo valha a pena, você provavelmente precisará contratar uma agência experiente.

Como o preço é determinado

Se você tiver uma equipe interna de redação, poderá iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo gratuitamente. Desde que alguém da sua equipe tenha experiência com  pesquisa de palavras-chave , você poderá identificar tópicos relevantes para seu público-alvo e começar a publicá-los imediatamente.

Para ter sucesso, no entanto, sua equipe também precisa investir tempo na  promoção do conteúdo que cria. Afinal, se você passa horas escrevendo ou criando algo, você quer que os clientes em potencial vejam, caso contrário, você perde tempo e dinheiro.

Esse processo de pesquisa, criação e promoção de conteúdo pode ser extremamente demorado, e é por isso que muitas empresas optam por trabalhar com agências em suas estratégias de marketing de conteúdo.

Quando você trabalha com uma equipe de escritores e designers profissionais, sua empresa pode publicar postagens de blog, artigos longos,  infográficos, ferramentas interativas e vídeos regularmente, sem usar o tempo e os recursos de sua equipe interna.

Um fluxo constante de conteúdo só é eficaz se for de alta qualidade, e é por isso que há uma variedade tão ampla em termos de custos de marketing de conteúdo. Veja o que considerar ao pesquisar suas opções:

  • Quanta assistência você precisará com estratégia e planejamento
  • Quanto conteúdo você deseja publicar por mês
  • Quais formatos você deseja usar
  • Quanta promoção você deseja para o seu conteúdo


Na extremidade inferior, freelancers de meio período podem ajudar sua empresa a acompanhar a produção de conteúdo. Muitos têm habilidades sólidas de redação e design, mas sua equipe de marketing ainda precisará pesquisar ideias de tópicos, editar a cópia e promover o conteúdo assim que for lançado.

O principal desafio com freelancers, no entanto, é encontrar escritores qualificados com conhecimento em seu setor. Se sua empresa oferece um produto ou serviço de alto nicho e há muito pouco conteúdo existente sobre ele online, você tem uma grande oportunidade de criá-lo, mas somente se os redatores que você contratar souberem do que estão falando.

Na extremidade superior, uma agência de marketing de conteúdo de serviço completo conhecerá sua empresa e setor, identificará tópicos, criará conteúdo para abordá-los e publicará em seu site. Em muitos casos, essas agências também têm experiência em acessar sites e blogs conhecidos para obter tráfego e publicidade relevantes para você.

A outra variável principal aqui são os formatos de conteúdo que você usa. Se você se ater a postagens e artigos de blog baseados em texto, seus custos serão muito menores do que se você se ramificar para infográficos, interativos e vídeos.

Dito isto, não é uma má ideia testar essas alternativas mais caras depois que sua estratégia de marketing de conteúdo decolou. O conteúdo visual é  muito mais envolvente  do que o texto sozinho, portanto, mesmo que o custo inicial seja maior, pode valer a pena na forma de aumento de tráfego, links e compartilhamentos.

Custo do marketing de mídia social

Custo estimado :  R$ 500 – R$ 3000 por mês

O que está incluído : Desenvolvimento de estratégia, configuração de conta, monitoramento de mídia social, redação e agendamento de postagens de mídia social e gerenciamento de campanha publicitária

Quando se trata de marketing de mídia social, muitas empresas adotam uma abordagem “faça você mesmo”. 

Agora que praticamente todas as empresas têm contas em várias plataformas, está cada vez mais difícil se destacar e alcançar clientes. Combine isso com o alcance orgânico sombrio do Facebook  , e pode nem parecer valer o seu tempo.

Felizmente, esse não é o caso. A mídia social ainda pode ser uma ótima maneira de aumentar o reconhecimento da marca e atrair novos clientes, leva um pouco mais de tempo e esforço do que postar uma atualização uma ou duas vezes por mês.

É aí que contratar uma equipe de gerenciamento de mídia social pode ser extremamente útil.

Como o preço é determinado

Assim como qualquer outro canal de marketing, a estratégia de mídia social da sua empresa depende do seu setor e público-alvo. Veja o que considerar ao determinar o que você precisa:

  • Quão ativo seu público é nas mídias sociais
  • Quais são seus objetivos de marketing de mídia social
  • Em quantas plataformas você deseja anunciar
  • Em que tipo de postagens você está interessado


O maior desafio para a maioria das empresas que usam as mídias sociais para fins de marketing é encontrar e se conectar com clientes em potencial. Como o público precisa curtir ou seguir as páginas da empresa de bom grado para ver suas atualizações, os métodos tradicionais de publicidade simplesmente não funcionam.

Infelizmente, muitos profissionais de marketing cometem o erro de postar apelos à ação de vendas e tentar impulsionar as compras e descartar as mídias sociais como ineficazes quando não funcionam.

Um profissional de marketing de mídia social, por outro lado, dedicará um tempo para entender seu público-alvo e criar conteúdo que os fará querer se conectar com sua marca. Em seguida, eles monitorarão suas contas em busca de comentários, compartilhamentos e outros compromissos e responderão de uma maneira que se adapte ao estilo e ao tom da sua empresa.

Quando usadas para envolver clientes potenciais e existentes, as mídias sociais podem ser extremamente eficazes para melhorar o sentimento da marca e impulsionar as vendas repetidas. No entanto, a quantidade de engajamento que seu público vê provavelmente dependerá de quanto você está disposto a gastar no gerenciamento de mídia social .

Os profissionais de marketing de mídia social baratos normalmente confiam em sua empresa para informar quais plataformas você deseja usar e com que frequência deseja postar. Eles criarão o conteúdo e o publicarão, mas a maioria não responderá à interação do público ou fornecerá relatórios.

No entanto, agências de mídia social mais caras geralmente atribuem menos contas a cada um de seus gerentes, o que significa que eles terão mais tempo para pesquisar seu público, criar uma  estratégia social exclusiva e  criar conteúdo que gere engajamento . Em seguida, eles responderão aos seus seguidores de uma maneira que se alinha à sua marca geral.

A maioria das plataformas de mídia social também possui suas próprias análises integradas, e um bom profissional de marketing de mídia social usará essas informações para fornecer relatórios sobre o desempenho de sua estratégia social. Tenha em mente, no entanto, que a mídia social geralmente não impulsiona as vendas de forma tão eficaz quanto outros canais.

Embora  possa  incentivar os seguidores a visitar seu site, geralmente é usado para outros objetivos, como aumentar o reconhecimento e o sentimento da marca.

Os outros custos a serem considerados ao analisar o marketing de mídia social são as opções de publicidade paga em cada plataforma. E embora tenhamos dito que seguiríamos os métodos de marketing não pagos aqui, vale a pena mencionar que as campanhas específicas da plataforma podem ser extremamente valiosas para obter novas contas de mídia social.

Custo do e-mail marketing

Custo estimado :  Gratuito, R$ 3000 por mês

O que está incluído : Desenvolvimento de estratégia, design de modelo, redação, criação de página de destino e teste

Apesar das centenas de estratégias e táticas de marketing que se desenvolveram desde o e-mail, ele continua sendo uma das maneiras mais eficazes de comercializar um negócio.

Isso se deve em parte ao baixo custo e alto ROI, e também porque leva sua empresa diretamente às caixas de entrada dos assinantes. E graças às plataformas avançadas de marketing por e-mail disponíveis hoje, percorremos um longo caminho desde os dias dos boletins genéricos por e-mail.

Como o preço é determinado

A estratégia de e-mail marketing da sua empresa pode ser tão simples quanto uma lista mensal de anúncios ou tão complexa quanto campanhas automatizadas que respondem às ações dos usuários em seu site em tempo real. Aqui estão as variáveis ​​que você precisa considerar:

  • O tamanho da sua lista de assinantes atual
  • Se você deseja ou não segmentar suas listas
  • Com que frequência você deseja enviar e-mails
  • Se você deseja ou não automatizar sua estratégia


O primeiro passo para qualquer estratégia de email marketing bem-sucedida é construir uma forte lista de assinantes. Essas são as pessoas que  optaram por  ouvir sua empresa, o que significa que elas têm muito mais probabilidade do que o usuário médio da Internet de se interessar em se tornar um cliente.

Se você não tiver um número decente de assinantes, a primeira prioridade do seu gerente de email marketing será criar uma estratégia para mudar isso. E mesmo que você já tenha uma lista sólida, eles provavelmente ainda vão querer desenvolver uma estratégia para garantir que ela continue crescendo.

A partir daí, você precisará decidir se deseja ou não segmentar suas listas de e-mail. Basicamente, você tem a opção de enviar as mesmas mensagens de marketing para todos que optarem por ouvir de você ou dividi-las em listas menores e mais direcionadas.

Em muitos casos, as listas são segmentadas com base em qual página os usuários assinam. Alguém que se inscreveu na sua lista na página do seu blog, por exemplo, pode ter interesses diferentes de alguém que se inscreveu em uma página de produto específica. Segmentá-los individualmente custará mais, mas vale a pena se eles obtiverem taxas de resposta mais altas.

Então, sua próxima grande consideração é a automação. Hoje, isso pode significar muitas coisas para os profissionais de marketing por e-mail, desde campanhas de gotejamento pré-programadas até  estratégias de e-mail de nutrição de leads em grande escala .

Portanto, se isso é algo em que você está interessado, ou pode estar interessado no futuro, certifique-se de dizer à sua agência que deseja um serviço direcionado e automatizado.

Perguntas frequentes sobre custos de marketing

Quanto custa o marketing digital?

As pequenas e médias empresas normalmente gastam de R$ 2.500 a R$ 12.000 por mês , R$ 50 a R$ 500 ou mais por hora e R$ 1.000 a R$ 7.500 por projeto em marketing digital.

Quanto custa o marketing digital por canal?

Aqui estão os custos estimados típicos para alguns dos canais de marketing digital mais populares:

  • SEO: R$ 600, R$ 5000 por mês
  • CPC: R$ 2.500 – R$ 50.000 por mês
  • Web design: R$ 6.000, R$ 100.000 por projeto
  • Marketing de conteúdo: R$ 2.000, R$ 10.000 por mês
  • Marketing de mídia social: R$ 500 – R$ 3000 por mês
  • Marketing por e-mail: Grátis, R$ 3000 por mês


Quanto você deve orçar para marketing?

As empresas geralmente gastam de 7 a 10% de sua receita geral em marketing. Esta é apenas uma regra geral, no entanto, e cada empresa deve criar uma estratégia adaptada às suas necessidades específicas.

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