Táticas eficazes para melhorar sua presença online em 2022
Seu próximo cliente (provavelmente) encontrará sua empresa online. É por isso que as empresas, desde marcas conhecidas até empresas prósperas de médio porte, estão sempre procurando maneiras de melhorar sua presença online. Com uma presença online mais forte, essas marcas , e sua empresa , podem capturar mais vendas e receita.
Saiba como você pode gerar mais vendas e receita com uma maior presença online neste guia!
1. Tenha um site
Se você perguntar a alguém como melhorar sua presença online, quase todas as respostas incluirão ter um site . Isso porque seu site é a versão online de sua loja física , é sua localização digital. É onde as pessoas podem encontrar sua empresa online, quer você venda offline ou online.
Os compradores e compradores de negócios usarão seu site para obter informações essenciais, como:
- Localização
- Horas
- Preços
- Produtos ou serviços
- História
- Vantagens
- E mais
Se você não tem um site, fica extremamente difícil para as pessoas fazerem negócios com sua empresa. Como mais de 70% das pessoas pesquisam empresas on-line antes de visitá-las (ou comprar delas), você deseja que encontrar sua empresa on-line seja tão fácil quanto 1-2-3.
Quando se trata de ter um site para melhorar sua presença online, você tem algumas opções:
- Use um construtor de sites , como Shopify ou Wix
- Contrate uma agência de web design para criar seu site
- Peça a um designer e desenvolvedor interno para criar seu site
Você terá muitos fatores a considerar ao escolher entre essas três opções, como:
- Preço
- Tempo
- Vantagens
- Desvantagens
Geralmente, é melhor ter um web designer profissional e um desenvolvedor web para criar seu site.
Se você confiar em si mesmo , e não for designer ou desenvolvedor , provavelmente impedirá que seu site atinja todo o seu potencial. Por exemplo, certas decisões de design podem influenciar as taxas de conversão, o que afeta a capacidade do seu site de gerar receita.
Independentemente da opção escolhida, certifique-se de que seu site siga estas práticas recomendadas :
- Adere a um guia de estilo, para que seu site corresponda à sua marca, desde as cores até o tom de voz
- Atende aos padrões da ADA para que todos possam usar seu site
- Usa um design responsivo para que qualquer pessoa em qualquer dispositivo possa visualizar seu site facilmente
- Segue as práticas recomendadas de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para que você possa ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa
- Oferece uma experiência rápida para que os usuários possam acessar seu site mais cedo, em vez de esperar que ele carregue
- Estabelece um layout consistente para diferentes tipos de página, como páginas de produtos versus páginas de blog
- Apresenta chamadas para ação (CTAs) proeminentes para que os usuários saibam o que fazer em seguida
2. Otimize seu site para SEO
SEO é outra maneira supereficaz de melhorar sua presença online.
Essa estratégia de marketing digital visa aumentar sua visibilidade nos resultados de busca, como no Google ou Bing. Se sua empresa vende fones de ouvido com cancelamento de ruído como Bose , por exemplo, você deseja que seu site apareça quando alguém pesquisar “fones de ouvido com cancelamento de ruído” no Google ou em outro mecanismo de pesquisa.
Com SEO, você otimiza seu site para aparecer nesses resultados de pesquisa , e no topo deles também.
Conquistar o primeiro lugar nos resultados de pesquisa é fundamental porque a maioria das pessoas ( cerca de 75% ) fica na primeira página de resultados de pesquisa, com os três primeiros resultados gerando 75% do tráfego . Se sua empresa não estiver entre as três primeiras, você ganhará significativamente menos tráfego, leads e vendas.
Como você deve otimizar seu site para ganhar um lugar de destaque e melhorar sua presença na web?
Você precisará investir seu tempo em três áreas críticas de SEO:
- SEO fora da página : concentra-se na presença do seu site na Web, como por meio do perfil de backlink .
- SEO na página : concentra-se no próprio site, como o conteúdo da página do produto.
- SEO técnico : concentra-se no back-end do seu site, como a velocidade e a arquitetura da página.
Alguns exemplos do que você fará para otimizar seu site para essas três áreas são:
- Auditoria do seu site para determinar o status atual do seu SEO
- Pesquisando palavras-chave (ou termos de pesquisa ) relacionadas à sua empresa, produtos ou serviços
- Incorporando palavras-chave em seu site e suas páginas
- Construindo relacionamentos com blogueiros, jornalistas e editores do setor
- Produzir novos conteúdos regularmente, como postagens de blog, e otimizá-los para SEO
- Melhorar a usabilidade do site , como simplificar a navegação e a velocidade do seu site
Dependendo do seu negócio, você pode se concentrar em áreas específicas de SEO, como SEO local ou SEO para comércio eletrônico .
SEO requer tempo e dedicação, pois você precisará aprender SEO off-page e on-page, bem como SEO técnico. Você também precisará dedicar tempo para otimizar seu site, o que pode incluir a coordenação com sua equipe de desenvolvimento em projetos relacionados a web design e velocidade de página.
Sem mencionar que você provavelmente não verá os resultados do seu trabalho até três a seis meses depois .
É por isso que é fundamental obter o apoio dos tomadores de decisão da sua empresa .
Quando você os ajuda a entender o valor do SEO (e é bastante valioso, pois o tráfego orgânico, que o SEO gera, captura mais de 40% da receita ), você os faz investir em SEO e se comprometer com ele a longo prazo.
3. Crie uma experiência online acessível a todos
Provavelmente, você provavelmente usou o recurso de zoom em seu navegador, o que facilitou muito a leitura de um artigo ou a visualização de um site. Você precisa aumentar o texto, o que o salvou de pegar seus óculos de leitura ou entrar no espaço pessoal do seu monitor.
Esse é apenas um exemplo de um recurso de acessibilidade que sites como o seu devem oferecer.
Quando você torna seu site acessível, permitindo que os usuários atualizem o tamanho da fonte e as cores de contraste, fica ainda mais fácil para as pessoas fazerem negócios com sua empresa. Além disso, você exemplifica os valores do seu negócio, que provavelmente não giram em torno da exclusão de pessoas.
É claro que construir um site acessível (e experiência online) tem um custo.
A boa notícia, no entanto, é que a acessibilidade online é mais fácil do que nunca para as empresas adotarem. Sites WordPress, por exemplo, podem facilmente instalar plugins que permitem que os usuários usem seu site de acordo com suas necessidades exclusivas.
No entanto, se o custo estiver impedindo sua empresa de adotar iniciativas de acessibilidade, sua equipe pode querer pesquisar a conformidade com a ADA .
É por isso que a acessibilidade precisa se tornar uma prioridade, especialmente se você deseja melhorar sua presença na web. Mesmo que você use outras táticas para aumentar sua presença online.
4. Agende um horário para gerenciar sua presença online
Aumentar sua presença online não acontece da noite para o dia , leva tempo.
Estratégias como SEO, por exemplo, levam alguns meses para gerar resultados. SEO também é uma estratégia contínua . Só porque você é o número um em uma pesquisa, como “melhores fones de ouvido com cancelamento de ruído”, hoje não significa que você estará lá amanhã.
Você sempre competirá com concorrentes nos resultados de pesquisa e em outras áreas, como mídia social.
É por isso que é essencial reservar um tempo para gerenciar sua presença online. Esse bloco de tempo pode variar desde escrever uma nova postagem de blog para o seu site, responder a uma avaliação no Facebook ou desenvolver uma nova campanha publicitária para veicular no Google.
Para obter os melhores resultados, espere gastar tempo gerenciando e melhorando sua presença na web todas as semanas.
Se isso parece muito, é – especialmente se seu trabalho não gira em torno de aumentar a presença online de sua empresa. É por isso que muitas empresas contratam alguém interno para ajudar ou fazem parceria com uma agência de marketing digital , especializada em melhorar a presença online.
5. Estabeleça um orçamento para melhorar sua presença na web
Você tem opções quando se trata de como melhorar sua presença na web.
Na maioria dos casos, sua empresa não terá tempo ou recursos para investir em todos eles. É por isso que definir um orçamento, bem como avaliar cada estratégia e seu impacto potencial, pode ajudá-lo a se concentrar nas áreas mais importantes.
Como planejar um orçamento de marketing!
Você pode começar a estabelecer um orçamento aprendendo o preço médio ou o investimento para diferentes táticas. Por exemplo, quanto uma empresa deve reservar para SEO? Ou, quanto custará uma reformulação do seu site?
Como criamos guias de preços para quase todas as táticas de presença online, é fácil obter respostas:
- Guia de preços de marketing digital
- Guia de preços de SEO
- Guia de preços de reformulação do site
- Guia de preços de marketing de conteúdo
- Guia de preços de mídia social
Depois de ter uma ideia de quanto custam estratégias diferentes, você pode começar a criar estratégias. Você também pode fornecer aos tomadores de decisão da empresa um orçamento realista e os dados para fazer backup de seus números. Se precisar de ajuda para planejar seu orçamento, experimente nossa calculadora de orçamento de marketing gratuita .
6. Reivindique seu perfil em diretórios locais como o Google
Mesmo que as operações da sua empresa ultrapassem a área local, você deseja reivindicar (ou criar) perfis em diretórios locais. Com presença em diretórios locais , as pessoas podem acessar informações sobre sua empresa sem visitar seu website.
Embora você prefira que as pessoas acessem seu site, nem sempre é isso que as pessoas fazem.
Alguém pesquisando um novo lugar para comer, por exemplo, tem muito mais probabilidade de usar o diretório local do Google (chamado Google Meu Negócio ) para explorar e comparar suas opções porque é mais fácil do que ir e voltar entre o site de cada restaurante.
Obviamente, as pessoas também podem visitar seu site por meio de um diretório local , o que muitos fazem quando estão chegando ao final de sua jornada. Por exemplo, um candidato a uma oferta pode visitar o site de um restaurante antes de fazer o pedido para verificar se há cupons ou ofertas especiais.
O que é ótimo nos diretórios locais é que eles ajudam a melhorar sua presença online, além de estratégias de suporte que também visam aumentar sua presença na web. Diretórios locais, por exemplo, são úteis para SEO e gerenciamento de revisões.
Embora você tenha dezenas de sites de diretórios locais para escolher, como Angie’s List, Yelp e Google My Business, provavelmente seguirá as mesmas práticas recomendadas ao criar ou reivindicar um perfil nesses diretórios.
Por exemplo, você deve sempre:
- Forneça o nome da sua empresa, endereço e número de telefone
- Atualize seu horário para feriados, fechamentos repentinos ou eventos
- Faça upload de fotos ou vídeos de sua localização, serviços ou produtos
- Responda a avaliações, comentários ou perguntas
Em comparação com outras táticas para melhorar sua presença online, esta exigirá um gerenciamento mais proativo. Como as pessoas podem deixar comentários e postar perguntas a qualquer momento, por exemplo, convém verificar seu perfil regularmente para poder responder o mais rápido possível.
7. Investigue seus concorrentes e suas estratégias
Nem toda ideia de como melhorar sua presença online precisa ser original.
Concorrentes , e até mesmo empresas fora do seu setor , podem inspirá-lo. Mesmo que você não se inspire na concorrência, é útil saber o que seus concorrentes estão fazendo para aumentar sua presença online.
Quando se trata de uma análise de concorrentes, você deve pesquisar os concorrentes:
- Classificações de resultados de pesquisa
- Mídia social
- Anúncios pagos
- Perfis de diretórios locais
- Campanhas de e-mail marketing
Uma análise de concorrentes leva algum tempo, mas você pode facilitar sua vida com ferramentas como:
- Ahrefs , para pesquisar as classificações dos resultados de pesquisa da sua concorrência
- SEMrush , para pesquisar os anúncios pagos da sua concorrência
- GeoRanker , para pesquisar os perfis de diretório local da sua concorrência
Para descobrir as campanhas de marketing por e-mail de um concorrente, você obterá os melhores resultados ao se inscrever em suas campanhas. Se o seu concorrente for a Bose, por exemplo, você pode optar por participar de sua campanha de e-mail para anúncios de produtos, promoções e muito mais.
Da mesma forma, você pode visitar os perfis de mídia social do seu concorrente para pesquisar suas atividades e interações do usuário. Embora você possa acompanhar a concorrência nas mídias sociais, convém usar o modo anônimo e usar uma conta que não esteja associada à sua marca.
8. Desenvolva conteúdo e ferramentas interativas
Uma tática que muitas empresas conhecem, mas não conseguem usar para melhorar sua presença online, é criar conteúdo e ferramentas interativas. De questionários a calculadoras, sua empresa pode usar conteúdo interativo e ferramentas para fazer as pessoas falarem sobre sua marca, visitarem seu site e comprarem seus produtos.
Por exemplo, se sua empresa vende sistemas de alto-falantes domésticos, você pode oferecer o seguinte:
- Quiz: Quais são os palestrantes certos para você?
- Ferramenta: veja como serão esses alto-falantes em sua casa ou empresa
- Quiz: O quanto você é audiófilo?
Como você pode perceber, sua empresa pode criar conteúdo interativo para diferentes etapas do funil de compra .
Com o primeiro teste, você pode ajudar os compradores no meio e no fundo do funil de compra a restringir suas escolhas. Em comparação, o segundo questionário é para os usuários mais top do funil. Eles provavelmente estão dentro do seu público-alvo (devido ao interesse pelo som), mas não estão procurando por alto-falantes.
Embora essa estratégia para melhorar a presença na Web exija algum brainstorming e alguma ajuda de sua equipe de desenvolvimento da Web, geralmente vale a pena o investimento. Isso porque o conteúdo interativo pode se tornar viral, ajudando você a alcançar um grande público e ao mesmo tempo criar seu perfil de backlinks para SEO.
9. Promova seus produtos e serviços com anúncios online
Você quer melhorar sua presença na web instantaneamente? Então considere a publicidade online .
Com anúncios on-line em lugares como Google, Facebook e YouTube, sua empresa pode aumentar o reconhecimento da marca, o tráfego do site e a receita rapidamente. O problema, no entanto, é que sua empresa precisará pagar por esses resultados .
No entanto, a boa notícia é que a publicidade digital opera em um modelo de pagamento benéfico para empresas de todos os tamanhos.
Com a publicidade online, você tem controle total do seu orçamento de anúncios. Em vez de pagar uma taxa definida por outra pessoa, você decide o que deseja pagar para que alguém interaja com seu anúncio, como visualizá-lo ou clicar nele.
Por exemplo, se você anuncia no Google , pode definir um valor de lance máximo de R$ 0,50 para que alguém clique em seu anúncio. Isso significa que, no máximo, você pagará R$ 0,50 para alguém clicar em seu anúncio, que será deduzido do seu orçamento mensal de anúncios, que você também definiu.
Você também pode usar anúncios pagos para diversos objetivos, como:
- Aumentando o reconhecimento da marca
- Gerando tráfego de site ou mídia social
- Adquirir leads ou seguidores nas redes sociais
- Gerando vendas
- E mais
Melhor ainda, você pode anunciar em vários formatos , incluindo:
- Texto
- Vídeo
- Imagem
A publicidade online também oferece opções avançadas de segmentação, permitindo segmentar usuários por:
- Era
- Localização
- Interesses
- Comportamento
- E mais
10. Crie perfis nas principais redes sociais
Com mais de 50% das pessoas usando a mídia social para pesquisar sua próxima compra, sua empresa precisa de uma presença na mídia social. Embora você não precise criar um perfil em todas as plataformas, você precisa ter um nas redes que seu público mais usa.
Na maioria dos casos, sua empresa desejará uma conta nas seguintes plataformas de mídia social :
Claro, você ainda vai querer pesquisar seu público e suas preferências de mídia social antes de começar com marketing e publicidade de mídia social . Se você descobrir que seu mercado-alvo usa mais o Instagram do que o Facebook, por exemplo, essa informação provavelmente influenciará onde você anuncia.
Você pode aprender mais sobre seu público e seus hábitos de mídia social com as seguintes táticas:
- Veja os dados demográficos do Pew Research Center por pesquisa de rede de mídia social
- Verifique onde os concorrentes são mais ativos nas mídias sociais
- Pesquise sites populares do setor e onde eles obtêm mais engajamento nas mídias sociais
Depois de decidir onde concentrar sua atenção, você pode seguir os seguintes passos:
- Crie um guia de estilo ou um guia de práticas recomendadas para postagens e respostas de mídia social
- Estabeleça uma estratégia para o que você publicará, com que frequência publicará e muito mais
- Determine se você anunciará nas mídias sociais — Dica: você deve .
- Decida quem gerenciará suas postagens de mídia social, respostas e mensagens diretas
11. Envolva e responda às pessoas online
Qualquer iniciativa para melhorar a presença na web deve incluir engajamento e resposta ao seu público.
Não basta escrever um post no blog, compartilhá-lo nas redes sociais e pedir que seus seguidores o leiam. Você precisa engajar seu público, por exemplo, pedindo sua opinião sobre a postagem ou suas experiências com o tópico da postagem do blog.
Além de envolver seu público, você também precisa reconhecê-los.
Se alguém deixar uma avaliação, digamos no Google Meu Negócio, por exemplo, você deve responder. Mesmo que eles tenham se divertido muito, agradeça e aproveite a felicidade deles – eles se divertiram muito no seu negócio. Essa é uma tremenda vitória para sua equipe e algo que vale a pena comemorar.
Se alguém não se divertir muito com sua empresa, ainda assim reserve um tempo para responder. Peça desculpas pela experiência (e forneça uma explicação, se possível) e ofereça a oportunidade de se comunicar em particular para que você possa resolver o problema, como ajudar um usuário a obter acesso à conta ou um reembolso.
12. Execute testes A/B regulares
A presença online da sua organização também pode se beneficiar da otimização da taxa de conversão (CRO) .
Com o CRO, você experimenta diferentes versões do seu site, que podem variar de:
- Layouts de página
- Cores dos botões
- Texto de CTA
- Imagens do produto
- E mais
Testar diferentes versões do seu site pode ajudar você a descobrir versões melhores. Se você deseja aumentar as vendas de produtos, por exemplo, um teste de CRO pode revelar um CTA mais atraente, o que pode levar a mais compras.
Pense nessa vitória de uma perspectiva mais ampla.
Com mais pessoas comprando seu produto, você recebe seu produto em mais residências e empresas. Quando mais pessoas têm seu produto, você tem uma chance maior de fazer com que seu produto seja recomendado para seus amigos, familiares e colegas de trabalho, criando um efeito cascata de reconhecimento da marca e vendas.
Na maioria dos casos, as empresas executam testes A/B usando uma ferramenta gratuita como o Google Optimize .
Com uma experiência A/B, você está alterando um único elemento de página. Por exemplo, você pode testar o CTA “Compre agora” contra o CTA “Adicionar ao carrinho”. Se as taxas de conversão mudarem, você pode facilmente atribuir isso ao CTA.
13. Produza conteúdo útil e informativo regularmente
Toda empresa quer ganhar dinheiro. É por isso que as empresas geralmente se concentram em alcançar usuários do fundo do funil ou pessoas que estão prontas para entrar em contato com sua empresa ou comprar seu produto. O problema, no entanto, é que essa abordagem corta uma parte significativa do mercado.
É por isso que as empresas que desejam melhorar sua presença online e obter mais receita devem investir em estratégias (como marketing de conteúdo ) que atraiam usuários do topo e do meio do funil. Esses usuários, embora não estejam prontos para comprar, têm potencial para se tornarem clientes.
O marketing de conteúdo também apresenta resultados impressionantes.
Gera três vezes mais leads do que as estratégias tradicionais de marketing, por exemplo. Melhor ainda, custa 62% menos que o marketing convencional e gera seis vezes mais conversões quando comparado às empresas que não o utilizam.
Então, como você pode começar a criar conteúdo para usuários do topo e do meio do funil? Algumas maneiras:
- Use tendências de pesquisa e dados de palavras-chave para entender o que seu público quer saber
- Decida um formato de conteúdo , como uma postagem de blog ou um guia
- Determine com que frequência você produzirá novo conteúdo, como duas postagens de blog por mês
- Estabeleça quem fará o brainstorming de tópicos de conteúdo, além de escrever, editar e publicar conteúdo
Muito vai para esta tática, mas vale a pena o investimento.
14. Crie uma estratégia para construir uma lista de e-mail qualificada
Como o marketing por e-mail oferece um retorno do investimento (ROI) incomparável de R$ 44 para cada R$ 1 investido , é uma recomendação obrigatória quando as pessoas perguntam sobre como melhorar a presença online. Obter esse tipo de ROI, no entanto, depende da sua estratégia para criar uma lista de e-mail qualificada .
Embora você possa comprar listas de e-mail, essa abordagem geralmente falha.
Isso ocorre porque você está enviando e-mails para pessoas que não se inscreveram ou optaram por receber e-mails da sua empresa. Eles não sabem nada sobre o seu negócio, e você de repente chegar na caixa de entrada deles não lhe renderá nenhum interesse.
Se alguma coisa, isso levará às pessoas:
- Marcando seu e-mail como spam
- Cancelando a assinatura de sua campanha de e-mail
- Associando sua marca como sendo spam
Portanto, você precisa desenvolver uma estratégia que motive as pessoas (dentro do seu mercado-alvo) a se inscrever.
Algumas táticas comuns que as empresas usam para criar listas de e-mail qualificadas incluem:
- Oferecendo um guia ou e-book para download
- Fornecer uma ferramenta gratuita que exige que um usuário forneça seu e-mail
- Promovendo ofertas e descontos exclusivos para assinantes de e-mail
Você também pode fazer atualizações em seu site que incentivem as pessoas a se inscreverem em seu boletim informativo por e-mail. Se sua empresa tem um blog , por exemplo, você pode incluir um formulário de inscrição em cada postagem do blog para que os leitores possam obter as atualizações mais recentes.
Apenas lembre-se ao pensar na estratégia que você quer qualidade, não quantidade.
Como você provavelmente usará uma ferramenta de gerenciamento de e-mail para gerenciar suas listas de assinantes e enviar campanhas de e-mail, você não deseja gastar dinheiro com assinantes que não importam para seu negócio, seja ele uma empresa de recuperação de hd ou de venda de móveis. Em vez disso, você quer investir nos assinantes que têm a melhor chance de se tornarem clientes.
15. Acompanhe seus canais online
Você pode usar várias táticas para aumentar a presença online, mas se você não medir o desempenho dessas estratégias , terá dificuldade em entender quais funcionaram e quais não funcionaram, o que pode dificultar a demonstração do ROI.
Felizmente, há uma variedade de ferramentas que ajudarão você a acompanhar seu desempenho, incluindo:
- Google Analytics
- Anúncios do Google
- Google Search Console
- MarketingCloudFX
- Ahrefs
- SEMrush
Você pode até usar uma ferramenta gratuita como o Google Data Studio para criar relatórios e resumos visuais.
Antes de começar a comercializar sua empresa on-line para melhorar sua presença na Web, determine quais ferramentas você usará e configure-as. Por exemplo, se você usa o Google Analytics, precisará adicionar um código de acompanhamento ao seu site para obter dados valiosos relacionados ao tráfego, tempos de sessão, conversões e muito mais.
16. Alimente compradores e compradores de negócios com e-mail marketing
Além de construir uma lista de e-mail marketing qualificada, sua empresa também precisa alimentá-la. Ao nutrir seus assinantes, você pode melhorar sua presença na web aumentando o reconhecimento da marca, reduzindo a taxa de rotatividade e muito mais.
Você pode nutrir usuários por e-mail marketing de algumas maneiras diferentes, como:
- Segmentar assinantes com base em seu comportamento, dados demográficos e muito mais
- Personalizando e-mails com base no nome de um assinante, ações e muito mais
- Criando jornadas automatizadas com base no comportamento, interesses e muito mais de um assinante
Por exemplo, se sua empresa oferece produtos diferentes para necessidades diferentes, você pode fazer referência ao comportamento de um usuário para criar campanhas de e-mail personalizadas. Se alguém comprou farinha sem glúten, por exemplo, faz sentido enviar receitas sem glúten.
17. Analise seu desempenho de marketing digital
Avaliar seu desempenho de marketing online é uma tática de bastidores para aumentar sua presença online. Ao avaliar suas estratégias de marketing digital, você aprende quais funcionam, quais não funcionam e quais precisam de ajuda.
Então, você usa o que aprendeu para melhorar seu plano para aumentar sua presença na web.
Se você usa ferramentas como o Google Analytics e o Google Search Console, pode monitorar facilmente seu desempenho online. No entanto, você precisará gastar algum tempo avaliando e analisando seus dados, digamos, a cada mês ou trimestre.
Por exemplo, se sua empresa exibe anúncios de pagamento por clique (PPC) , você deve fazer perguntas como:
- Nossa segmentação por palavras-chave está alcançando o melhor público-alvo?
- O que podemos fazer para melhorar nossas taxas de conversão?
- Devemos refinar nosso público-alvo com configurações de segmentação adicionais, como local e dispositivo?
Se você trabalha com uma agência de marketing digital , ela geralmente lida com esse aspecto da sua campanha para você. No entanto, se você gerenciar suas iniciativas de presença on-line internamente , precisará assumir essa tarefa, pois isso afetará o sucesso de suas estratégias.
18. Reconheça quando você precisa de ajuda – e peça
Melhorar sua presença na web é um investimento contínuo de seu tempo, recursos e dinheiro. É por isso que é fundamental obter resultados de estratégias como SEO e mercados como a Amazon. Caso contrário, você terá dificuldade em provar aos tomadores de decisão da empresa o valor dos canais online.
Com esses tipos de apostas, tornou-se vital reconhecer quando sua empresa precisa de ajuda, como quando:
- Não tem equipe ou tempo para gerenciar a estratégia, como as mídias sociais
- Não tem experiência para entregar os resultados esperados
- Não tem recursos para acompanhar e avaliar a estratégia
Embora você possa tentar fazer tudo, muitas vezes descobrirá que suas campanhas terão um desempenho inferior.
19. Junte-se a mercados online como a Amazon
As empresas do setor de comércio eletrônico também podem melhorar sua presença online com os principais mercados, como:
- Amazon
- Mercado Livre
Esses mercados on-line podem ajudar sua empresa a expandir seu alcance on-line e se conectar a um vasto público de compradores, além de alavancar a confiança que os compradores.
A Amazon é um mercado fácil de ingressar. É também um dos mais benéficos, já que a Amazon é responsável por mais de 40% das vendas online .
Na hora de escolher o melhor marketplace para o seu negócio, pense nestas questões:
- Onde meus concorrentes estão vendendo?
- Onde meu público está comprando?
- Quanto custará entrar neste mercado?
- Quais são as logísticas para o atendimento de pedidos através deste marketplace?
20. Incentive os clientes a postar avaliações online
Empresas como a sua também podem melhorar a presença na Web obtendo avaliações on -line , seja em seu:
- Local na rede Internet
- Listagens de diretórios locais
- Listagens do mercado
- Perfis de mídia social
Isso porque as pessoas adoram comentários.
De consumidores comuns a compradores de negócios, todos usam avaliações para avaliar a qualidade de um produto, serviço ou empresa. Se você não tiver avaliações, terá dificuldades para conquistar a confiança e os negócios do seu público-alvo.
Você pode incentivar as pessoas a postar avaliações on-line de algumas maneiras, como:
- Oferecendo um desconto
- Incluindo um CTA para deixar uma avaliação na embalagem do seu produto
- Envio de e-mails pós-compra
É claro que pedir avaliações com estratégias específicas, como oferecer um desconto, pode sair pela culatra. Se as pessoas visitam sua loja e veem a promoção, por exemplo, isso pode gerar dúvidas se as avaliações que leram foram genuínas ou puramente motivadas pela oferta.
Por isso é melhor usar estratégias que não ofereçam algo em troca de uma avaliação.