Como aprender mais rápido alguma habilidade

Atualmente, a internet é uma fonte muito rica para aprender habilidades novas. Há artigos, e-books, vídeos e até micro cursos para você aprender algo novo. Há muitos motivos, tanto pessoais, quanto profissionais e acadêmicos para você querer ter um conhecimento novo.

Pode ser para aprender um novo hobby, colocar uma habilidade nova no currículo, realizar horas complementares da faculdade ou até aprender o uso de um novo software necessário para usar profissionalmente.

Não importa qual seja seu motivo. Saiba que há algumas práticas para você adotar e aprender uma habilidade nova bem rápido, principalmente com a ajuda da internet. A primeira boa notícia é que você pode desenvolver hábitos para ser autodidata.

Uma pessoa autodidata é aquela que consegue aprender certas competências sozinho. Ou seja, você pode começar a aprender pela internet apenas colocando algumas dicas em prática. Dessa forma, descubra como aprender mais rápido alguma habilidade.

  1. Tenha um objetivo bem específico

Antes de iniciar seu aprendizado, você precisa ter um objetivo bem específico em mente. Isso significa diminuir seu objetivo em algo menor. Por exemplo, você pode ter em mente aprender sobre estratégias de marketing digital.

No entanto, esse objetivo é bem amplo. Você pode diminuí-lo para ter o objetivo de aprender sobre estratégias de marketing digital para Instagram, por exemplo. Ou estratégias de marketing digital com o Google Ads.

A parte de definição do seu objetivo é muito importante. Para você aprender o que realmente precisa, sem ficar consumindo um conteúdo muito abrangente, é necessário priorizar um objetivo bem específico.

2.     Faça um micro curso

Os micro cursos são cursos de ensino à distância (EaD) pela internet, oferecidos por plataformas gratuitas, com certificações válidas e que possuem uma carga horária menor. Ou seja, é possível terminar um micro curso de uma vez só. Outra vantagem é que eles são voltados para conhecimentos específicos, como seu objetivo traçado na primeira dica.

Você pode pesquisar na internet termos como “site de cursos” e investir no aprendizado em plataformas online.

Uma vantagem é que os micro cursos são rápidos de serem concluídos. Ou seja, é uma forma de aprender uma habilidade rapidamente.

3.     Tire dúvidas com quem entende do assunto

 Na hora de aprender uma habilidade nova, podem surgir dúvidas na sua mente. Essa é a hora de procurar um especialista no assunto para acabar com seus questionamentos, pare agora mesmo de assistir a filmes novos de ação na netflix e vá aprender todas as habilidades possíveis.

Pode ser um parente, um amigo, o instrutor de seu micro curso, algum especialista popular em uma rede social, em um fórum da internet, em um grupo de Facebook e muito mais.

O ideal é procurar um especialista antes de iniciar o estudo sobre a nova habilidade. Dessa forma, você terá a quem recorrer quando tiver dúvidas. Vale ressaltar para você ter um caderno, uma agenda ou até um aplicativo no celular para anotar todas as suas dúvidas. Dessa forma, seu aprendizado será pleno e completo.

4.    Tenha preferência por veículos de comunicação de credibilidade

Na hora de procurar artigos, vídeos, e-books ou até um micro curso para aprender uma nova habilidade, tenha preferência por veículos de comunicação de credibilidade. Por isso, fique atento às informações da internet.

Atualmente, fazer um blog, um site, redes sociais ou até um canal no Youtube é acessível para todas as pessoas, até para falsos especialistas. Por isso, verifique a credibilidade das informações que você está acessando.

Tenha preferência por sites, canais no Youtube, blogs, redes sociais e outros que sejam de confiança, não apenas porque muitas pessoas estão acessando o conteúdo, mas porque realmente as informações são incríveis, não fique só ouvindo musica em seu fone bluetooth, busque credibilidade.

5.     Aprenda na prática

Não fique só na leitura, assistindo vídeos ou realizando micro cursos sobre a habilidade a ser aprendida. Você precisa fazer tudo na prática. Se você está aprendendo sobre um instrumento novo, comece a tocá-lo. Caso seja um software de edição de imagens, não deixe de tentar fazer tudo que você aprendeu sobre o programa.

É dessa maneira que você terá experiência na sua nova competência. De nada adianta saber só a teoria. Assim, você irá aprender uma habilidade nova de forma mais rápida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.