Análise de marketing digital: crie sua estratégia de marketing com dados
Análise de marketing digital: crie sua estratégia de marketing com dados
Esse é um investimento significativo, e é por isso que muitos investem em uma análise de marketing digital. Com uma análise de marketing digital, sua empresa pode potencializar sua estratégia de marketing com dados em vez de palpites, o que pode fazer uma enorme diferença no sucesso do seu plano e no retorno do investimento (ROI) .
Continue lendo para saber mais sobre análise de marketing digital e obter respostas para perguntas como:
- O que é uma análise de marketing digital?
- Por que devo investir em uma análise de marketing digital?
- O que os serviços de análise de marketing digital devem incluir?
- E mais!
O que é uma análise de marketing digital?
Uma análise de marketing digital pesquisa e avalia seus negócios, público e concorrentes para criar um plano de marketing digital personalizado e orientado por dados para sua empresa. Usando uma análise de marketing online, sua empresa pode fornecer uma estratégia de marketing na Internet que fale com seu público – e os converta.
O que inclui uma análise de marketing digital?
Na maioria dos casos, uma análise de marketing digital incluirá as seguintes etapas:
- Revendo a estratégia de marketing atual da sua empresa, metas e personas do público-alvo
- Investigando a estratégia de marketing de seus concorrentes e o público-alvo
- Pesquisando o comportamento online, desejos e linguagem do seu público-alvo
- Reconstruindo sua estratégia de marketing com base em suas descobertas
Cada análise é diferente, no entanto.
Uma empresa que passou por uma fusão recente, por exemplo, pode investir em uma análise de marketing digital mais completa do que uma empresa que gerenciou suas campanhas de marketing online de forma proativa. A profundidade de sua revisão dependerá do status, das metas, da estratégia e do público da sua organização.
O que os serviços de análise de marketing digital incluem?
Se você está pensando em investir em serviços de análise de marketing digital, ótimo! Uma análise profissional pode dar à sua empresa uma segunda opinião útil, o que pode resultar em uma estratégia mais forte que gera os leads e a receita que você deseja.
Antes de fazer parceria com um provedor, pesquise quais serviços de análise de marketing digital devem incluir.
As principais agências de análise de marketing digital vão oferecer serviços chave na mão, que facilitam a sua vida. Com o atendimento chave na mão, você recebe uma análise completa e uma lista de recomendações para sua estratégia de marketing, além da opção de a agência liderar e gerenciar as estratégias sugeridas.
Mesmo que sua agência não ofereça serviços prontos, seus serviços de análise de marketing digital devem incluir:
- Revisão do seu negócio e seus objetivos
- Análise de seus concorrentes offline e online
- Pesquise e atualize sua persona e público-alvo
- Geração do seu canal de marketing e recomendações de estratégia
Revisão de negócios
Toda análise de marketing online deve incluir uma avaliação aprofundada do seu negócio.
Por exemplo, seu provedor de serviços deve fazer perguntas sobre sua empresa, como:
- Quais são os objetivos da sua empresa?
- Quais são seus produtos ou serviços mais vendidos?
- Quais são os pontos de venda exclusivos da sua empresa?
- O que você espera dessa análise?
Eles também devem fazer perguntas sobre sua abordagem de marketing, como:
- Quais são seus objetivos para o marketing?
- Quais canais ou estratégias de marketing você usa?
- Como suas metas de marketing apoiam as metas gerais de sua empresa?
- Quais serviços ou produtos você deseja impulsionar com o marketing online?
- O que está (e não está) funcionando com sua estratégia de marketing?
Por fim, as agências em potencial devem fazer perguntas (como as seguintes) sobre seu mercado-alvo:
- Quem é o seu mercado-alvo?
- Como seu público-alvo costuma encontrar sua empresa?
- Quais são alguns desafios ou pontos problemáticos para o seu público e como você os resolve?
Uma agência de análise de marketing digital de primeira linha fará essas perguntas antes de você contratá-las.
Se não, veja outras opções. A parceria com uma empresa que faz as perguntas certas e demonstra interesse em seus negócios o preparará para o sucesso quando se trata de sua análise de marketing online.
Análise do concorrente
Uma análise da concorrência é essencial para uma análise de marketing digital.
Com uma análise de concorrentes, sua agência analisa os principais concorrentes online e offline de sua empresa. Por exemplo, se sua empresa opera localmente (digamos, como uma companhia de seguros), você pode competir com a seguradora da próxima cidade, bem como com grandes companhias de seguros online.
Investigar seus principais concorrentes ajuda seu provedor de serviços a:
- Avalie sua estratégia, em comparação com sua concorrência
- Encontre pontos fracos nas estratégias dos concorrentes
- Descubra oportunidades para a sua estratégia de marketing online
- Descubra o público-alvo de seus concorrentes
- Determine os canais preferidos de seus concorrentes, como redes sociais ou pesquisa
Sem uma análise da concorrência, sua agência não pode fornecer recomendações informadas e acionáveis para sua estratégia de marketing online. Por isso é fundamental focar em provedores de serviços que incluam uma análise de concorrentes em seus serviços de análise de marketing digital.
Pesquisa de persona-alvo
Pesquisar sua persona-alvo é uma das partes mais críticas da análise de marketing digital.
Seu comprador-alvo desempenha o papel mais fundamental em sua estratégia de marketing online. Se você se concentrar nas pessoas erradas, sua empresa não gerará leads, vendas ou receita, o que significa um desastre para seus resultados. É por isso que pesquisar seu comprador-alvo é crucial.
Na maioria dos casos, seu provedor de serviços começará revisando sua persona-alvo existente.
Dependendo do seu negócio, você pode ter uma persona detalhada ou mínima para seu público-alvo. Tudo bem! Sua agência de análise de marketing digital ajudará a atualizar e expandir sua persona-alvo para torná-la o mais útil possível para sua estratégia de marketing.
Geralmente, as personas de destino incluirão informações como:
- Era
- Gênero
- Localização
- Função (para empresas business-to-business)
- Desafios ou pontos de dor
- Quer ou precisa
Algumas personas-alvo também responderão a perguntas como:
- Quais são os valores do comprador-alvo?
- Quais são os medos do comprador-alvo?
- Quais mensagens de marketing ou pontos de venda funcionam bem para esse comprador-alvo?
- Quais canais o comprador-alvo usa para pesquisar soluções para seu problema?
Novamente, as personas-alvo podem se tornar extremamente completas, mas uma profunda não é o padrão.
Seu provedor de serviços de análise de marketing digital usará a persona-alvo que você gerou e manteve como base para sua pesquisa. Como parte de seu serviço, eles desejam revisar e atualizar sua persona para torná-la o mais útil possível para sua estratégia de marketing online.
Atualizando sua persona de comprador-alvo
Os serviços de análise de marketing digital também devem incluir a revisão de sua persona-alvo.
Isso porque sua agência pesquisará seu público-alvo em profundidade e procurará dicas que possam ser aplicadas à sua persona-alvo e estratégia de marketing digital. Por exemplo, seu provedor de serviços pode descobrir um novo ponto problemático para seu público que sua empresa pode resolver.
Alguns exemplos de alguns detalhes que sua agência pode descobrir sobre seu comprador-alvo incluem:
- Como seu comprador-alvo descreve ou pesquisa seus problemas on-line
- Onde seu comprador-alvo vai, como um fórum ou rede social, para obter conselhos e atualizações
- O que seu comprador-alvo deseja em um produto ou serviço, bem como a marca que o fornece
- Como seu comprador-alvo passa do reconhecimento à compra na jornada do comprador
Embora seja opcional atualizar sua persona de destino com essas informações, você deve. Esses detalhes podem ajudar sua estratégia de marketing digital a longo prazo, fornecendo à sua equipe os dados para manter uma estratégia que fale (e converta) seu mercado-alvo.
Determinando suas estratégias de marketing mais valiosas
A maioria dos serviços de análise de marketing digital deve incluir recomendações para o seu plano.
Com base na pesquisa de sua agência, ela deve compilar uma lista das estratégias de marketing on-line mais valiosas para sua empresa, como otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) , marketing de conteúdo ou publicidade em mídia social .
Por exemplo, se você opera como uma seguradora local e sua agência descobre que a maioria dos clientes o encontra por meio de pesquisa e mídia social, faz sentido que sua agência recomende marketing de mídia social , publicidade em mídia social e SEO local .
Na maioria dos casos, sua agência também classificará as estratégias recomendadas.
Ter suas estratégias classificadas do mais ao menos impactante pode ajudar sua empresa a planejar sua abordagem. Se você puder se concentrar apenas em uma estratégia, por exemplo, ter suas opções listadas pode tornar sua decisão fácil e rápida.
Ao sugerir estratégias ou canais, sua empresa de análise de marketing digital deve fornecer dados para apoiar suas recomendações. Se sua agência não usar nada para apoiar sua avaliação, isso deve servir como uma bandeira vermelha.
Construindo seu plano de marketing digital
Por fim, os serviços de análise de marketing digital também podem incluir um plano completo de marketing online.
Com este produto, sua empresa recebe um plano para comercializar sua empresa online. Na maioria dos casos, as agências que fornecem um plano completo de marketing digital também oferecem os serviços necessários para lançar, gerenciar e manter essa estratégia.
Mas como é um plano finalizado? Um plano de marketing online pode conter detalhes como:
- Estratégias
- Gasto com publicidade recomendado (se aplicável)
- Itens de ação imediata, como corrigir um link de site quebrado
- Metas mensais, trimestrais e anuais
- Plano de ação mensal
- E mais
Cada provedor de serviços de análise de marketing digital é diferente.
Os resultados acima, no entanto, descrevem os componentes cruciais de uma análise de marketing online. Para obter os melhores resultados ao contratar e trabalhar com uma agência de análise de marketing na web, pergunte com antecedência o que seus serviços incluem.
Dessa forma, você saberá exatamente no que está investindo para o seu negócio.
Por que investir em análise de marketing digital?
Quer você analise seu marketing online internamente ou com a ajuda de uma agência, é um investimento fazer uma análise de marketing digital. Por que você deve reservar tempo (e dinheiro) para auditar sua estratégia?
Por alguns motivos convincentes, incluindo:
Crie uma estratégia com dados, não com palpites
Qualquer um pode criar uma estratégia de marketing digital, mas isso não significa que vai funcionar.
Quer alguém faça freestyle em uma estratégia, copie um concorrente ou siga um palpite, desenvolver uma estratégia de marketing digital sem dados a torna fraca. Adivinhar sobre uma abordagem ou presumir que funcionará deixa você cego para o que funcionará.
Com uma análise de marketing digital, sua empresa constrói uma estratégia informada e orientada por dados.
Usando pesquisas e dados específicos do setor, você pode criar uma estratégia de marketing online adaptada à sua empresa, objetivos e público-alvo. Esse esforço extra pode fazer uma diferença incrível quando se trata de gerar e nutrir leads.
Exemplo, Um provedor de soluções de construção estava procurando ganhar mais com seu site.
Com base na pesquisa e análise de nossa equipe, fornecemos e executamos uma estratégia de marketing digital para a empresa que gerou resultados impressionantes, como um aumento de 71% ano a ano nos envios de formulários de contato orgânicos.
Com uma análise de marketing digital, você também pode começar a construir uma estratégia competitiva e voltada para resultados.
Obtenha insights acionáveis sobre seu público
Entender o público é um grande desafio para as empresas.
Embora você possa conhecer os fatos principais, como idade, sexo e localização do seu público-alvo, é difícil entender suas motivações e decisões. Uma análise de marketing digital, no entanto, ajuda a melhorar sua compreensão dos pensamentos e comportamentos do seu público.
Por exemplo, com uma análise de marketing online, você pode aprender:
- Como seu público procura soluções
- Como seu público descreve problemas relacionados a seus produtos ou serviços
- O que seu público quer ou espera de uma empresa, produto ou serviço
- Onde seu público procura dicas de compra, notícias e muito mais
- O que seu público prefere ao entrar em contato com uma empresa ou comprar um produto
Todas essas informações podem ajudar sua empresa a construir uma melhor experiência online, bem como a experiência do cliente. Se você descobrir, por exemplo, que as pessoas preferem entrar em contato com uma empresa como a sua online (em vez de ligar), poderá gastar tempo projetando e otimizando seus formulários de contato.
Para muitas empresas de pequeno e médio porte, também é um desafio reservar tempo para pesquisar e atualizar os detalhes do público. Investir em serviços profissionais de análise de marketing digital, no entanto, pode ajudar sua empresa a aproveitar esse benefício e melhorar sua estratégia de marketing online.
Ganhe um ROI melhor com o marketing digital
Não importa seu setor ou público, você deseja melhorar seu ROI de marketing digital.
Construir uma estratégia melhor por meio de uma análise de marketing online pode ajudar a atingir esse objetivo. Pense nisso. Você está aprendendo mais sobre seu público, concorrentes e plano atual e usando essas informações para aprimorar sua abordagem.
Faz sentido que, com uma estratégia de marketing digital aprimorada, seu ROI aumente.
Algumas maneiras pelas quais uma análise pode melhorar sua estratégia e ROI incluem:
- Transição da sua abordagem para canais mais rentáveis
- Aumentar sua compreensão das motivações, valores e pontos problemáticos do público
- Visando os pontos fracos do seu concorrente com sua estratégia
Gerar um retorno melhor do marketing online pode ajudar sua empresa de outras maneiras. Com um ROI melhor, sua empresa obtém mais leads, vendas e receita, o que pode se traduzir na contratação de outro membro da equipe, na abertura de um novo local ou no investimento de novos recursos para o seu negócio.
Análise de marketing digital terceirizada versus análise de marketing digital interna
Quando se trata de uma análise de marketing digital, você tem duas opções:
- Faça dentro de casa
- Contrate uma agência
Mas qual é a melhor opção para o seu negócio?
Na maioria dos casos, as pequenas e médias empresas são as que mais se beneficiam da terceirização de suas análises de marketing digital. Como uma empresa menor, você tem menos membros da equipe e tempo, o que significa que é um desafio realizar uma avaliação.
Contratar uma agência dá ao seu negócio acesso instantâneo a uma equipe de profissionais de marketing. Além disso, você pode se livrar da responsabilidade de analisar sua estratégia, pesquisar seu público e avaliar seus concorrentes. Enquanto sua nova equipe de marketing se concentra em sua análise, você se concentra em administrar seus negócios.
Mesmo quando você considera a economia de custos de uma análise interna de marketing digital, ela geralmente é superada pelo tempo que levaria. Você teria que passar horas avaliando sua estratégia e encontrando melhorias.
Se você não tem experiência em marketing, essa tarefa se torna ainda mais desafiadora.
Uma análise terceirizada também fornece uma nova perspectiva sobre sua estratégia de marketing.
Você tem alguém novo em sua empresa, mas com experiência em marketing on-line que pode avaliar sua abordagem e oferecer conselhos acionáveis e baseados em dados. Para muitas empresas, vale a pena obter esse nível de orientação e experiência – especialmente quando você considera o ROI de uma análise de marketing digital.
Como escolher um provedor de serviços de análise de marketing digital
Por exemplo, pense nas seguintes perguntas:
- Quer trabalhar com uma agência local?
- Quanto você quer gastar em uma análise de marketing digital?
- Quer trabalhar com uma agência chave na mão?
- Quais entregas uma agência deve oferecer com seus serviços?
Responder a essas perguntas ajudará sua empresa a criar uma lista de requisitos. Esses requisitos tornarão mais fácil para sua empresa adicionar agências à sua lista de candidatos, o que economizará tempo e aborrecimentos.
Peça recomendações
Dependendo de suas conexões, você pode conhecer profissionais que usam serviços de marketing de terceiros.
Por exemplo, eles podem trabalhar com uma agência de mídia social para gerenciar sua presença no Facebook e no LinkedIn. Ou podem colaborar com uma agência de otimização de mecanismos de pesquisa para melhorar sua visibilidade no Google.
De qualquer forma, converse com esses profissionais.
Com base em suas experiências, eles podem ter várias recomendações na hora de encontrar uma agência de análise de marketing digital. Na maioria dos casos, eles provavelmente recomendarão uma empresa de marketing digital , que deve fornecer esse serviço.
Usando suas sugestões, você pode criar uma pequena lista de potenciais agências de marketing online.
Leia avaliações, depoimentos e estudos de caso
Depois de saber o que você quer de uma agência de análise de marketing digital, você pode começar sua pesquisa.
Concentre-se na leitura de avaliações, depoimentos e estudos de caso de uma empresa .
Agências com um número razoável de avaliações (pense 50 ou mais) podem lhe dar a confiança de que essa empresa trabalhou com muitos clientes. Um número considerável de avaliações também oferece várias perspectivas e experiências.
Ao ler comentários, pense no seguinte:
- O que o cliente gostou?
- O que o cliente não gostou?
- Como a agência ajudou o cliente?
- O cliente recomendaria a agência?
Faça essas mesmas perguntas ao ler depoimentos.
Embora os depoimentos geralmente compartilhem uma experiência positiva, eles podem se correlacionar com as avaliações. Por exemplo, você pode notar que avaliações e depoimentos mencionam o tempo de resposta da empresa a e-mails e telefonemas.
À medida que você navega por depoimentos e análises, observe também os estudos de caso.
Um estudo de caso fornece uma visão aprofundada da experiência do cliente, bem como da abordagem, recursos e resultados da agência. Eles são um excelente recurso para aprender sobre uma empresa e suas habilidades.
Marcar uma reunião
Depois de compilar uma lista de potenciais agências de análise de marketing digital, você pode contatá-las.
Dependendo da sua localização, você pode visitar o escritório da empresa ou eles podem visitar o seu. Em alguns casos, as agências realizarão teleconferências para conversar com você e aprender sobre seus negócios e objetivos para o marketing online.
Uma reunião, seja online ou presencial, é uma excelente oportunidade para conhecer uma agência. Você pode ver como a agência interage com sua equipe. Além disso, você pode avaliar o interesse deles em suas necessidades de negócios e serviços.
Faça o que fizer, não pule esta etapa ao contratar uma agência.
Faça as perguntas certas
Ao se reunir com potenciais empresas de análise de marketing digital, faça perguntas.
Fazer perguntas (como as seguintes) ajuda a restringir sua lista de candidatos:
- O que sua análise de marketing digital inclui?
- Existem taxas adicionais incluídas nesses serviços?
- Quanto tempo demora uma análise de marketing digital?
- O que acontece se suas recomendações não funcionarem?
- Com quem (e quantas pessoas) vou trabalhar neste projeto?
- O que você precisaria de mim para a análise?
Converse com sua equipe para fazer um brainstorm de mais perguntas a serem feitas.
Se você esquecer de fazer essas perguntas ao se encontrar com uma agência em potencial, envie um e-mail ou ligue para eles. Ignorar essas perguntas e seguir em frente com um contrato assinado pode resultar na parceria de sua empresa com uma agência que não atende às suas necessidades ou expectativas.
Usando as dicas acima, você pode encontrar um provedor de serviços de análise de marketing digital de primeira linha.