Como vender online em 2022
Não sabe como começar a vender seus produtos online? Siga estes seis passos:
1. Escolha quais produtos vender
Antes de começar a vender online, você precisará estabelecer um plano de negócios e decidir quais itens deseja vender.
Você já pode ter um local de varejo estabelecido para vender offline. Mas se você está apenas começando seu negócio, precisará considerar cuidadosamente o que vai vender.
Ao decidir o que vender, considere a demanda, as margens de lucro potenciais e seus próprios interesses.
Você pode usar várias ferramentas online para avaliar a demanda e ter ideias de produtos para vender. Aqui estão algumas ferramentas úteis para verificar:
Google Trends: Google Trends é uma ferramenta do Google que fornece dados sobre a popularidade dos termos de pesquisa ao longo do tempo. Você pode usar essa ferramenta para ver quais pesquisas estão ganhando popularidade, permitindo que você acompanhe as tendências de produtos enquanto elas estão em alta.
- Redes sociais: navegue em sites de redes sociais, bem como fóruns e sites de resenhas, para ver de quais produtos as pessoas estão falando. Além disso, procure por problemas que as pessoas estão mencionando e que um produto poderia ajudar.
- Pesquisa de concorrentes: pesquise os produtos que outros varejistas on-line, especialmente marcas de renome, vendem para ver o que está vendendo bem. Veja se você pode descobrir alguma tendência nos tipos de produtos. Você também pode navegar em sites como Amazon e eBay e explorar as páginas de tendências.
Você também vai querer pesquisar suas margens de lucro potenciais. Analise quantos produtos semelhantes aos seus são vendidos e estime quanto custará para você produzir e distribuir seus produtos.
Não se esqueça de considerar seus próprios interesses também! Vender produtos com os quais você está empolgado pode mantê-lo motivado enquanto descobre como vender online.
2. Crie um plano de negócios
Todo negócio precisa de um plano, inclusive aqueles que usam plataformas de vendas online. Criar um plano de negócios detalhado ajudará você a determinar como vender seus produtos on-line e a atingir seus objetivos.
Ao criar seu plano de negócios, considere fatores como:
- Seus objetivos: determine o que você deseja alcançar e crie metas mensuráveis para ajudá-lo a acompanhar seu progresso.
- Seus concorrentes: analise o cenário competitivo de seus produtos. Isso lhe dará ideias sobre como vender produtos on-line em seu setor e fornecerá informações sobre os desafios que você enfrentará.
- Seu público: determine quem será o público-alvo. Você vai querer adaptar seus produtos, design do site e marketing às necessidades e preferências do seu público.
3. Decida onde vender online
Depois de estabelecer seu inventário, você precisará determinar onde vender online.
Quer você venda em seu próprio site ou em um dos principais mercados online, há mais opções do que nunca para diversificar seus canais de vendas em 2022.
Nosso guia descreve os prós e contras de vender em cada plataforma, bem como em seu site de comércio eletrônico, portanto, dedique algum tempo revisando suas opções ao decidir onde vender on-line.
Segurança
Não importa onde você venda, você desejará habilitar pagamentos online seguros para que as pessoas se sintam à vontade para comprar em seu site e comprar de sua empresa.
- Política de privacidade: sua política de privacidade também ajuda a proteger legalmente sua empresa e ajuda você a estabelecer confiança com os usuários.
- Política de devolução: você também precisará de um documento que descreva as regras e os processos de devolução de produtos. Uma boa política de devolução pode ajudar a estabelecer confiança com os compradores e incentivá-los a fazer compras.
Serviço ao cliente
Garanta que seus clientes tenham uma maneira de entrar em contato com você e determine como você lidará com os problemas de atendimento ao cliente.
Promova seu negócio online
Por fim, você precisará divulgar seu negócio on-line, para que as pessoas possam encontrar facilmente seu site e comprar.
Você pode ter o site mais bem projetado e produtos de classe mundial, mas sem otimização e promoção adequadas, ninguém poderá encontrar sua loja de comércio eletrônico ou seu perfil em um site mais vendido.