14 métricas de marketing digital para medir

Todo profissional de marketing deseja acompanhar o sucesso de suas iniciativas de marketing digital.

Quando se trata de medir o marketing digital, no entanto, a maioria dos profissionais de marketing se pergunta sobre quais métricas de marketing online são importantes. Embora você tenha dezenas de métricas de marketing digital para escolher, essas 14 oferecem mais valor e informações sobre sua estratégia de marketing na Internet.

Métricas de marketing digital para tráfego

Ao medir o marketing digital, muitas empresas de Engenharia Elétrica analisam o tráfego.

Embora o tráfego às vezes possa servir como uma métrica de vaidade, existem algumas métricas de marketing digital que você deseja medir. Essas métricas podem ajudar sua equipe a identificar problemas no site, bem como obter informações sobre os visitantes do site.

1. Tráfego do site

Em quase todos os casos, sua estratégia de marketing digital se concentrará em direcionar tráfego para seu site.

É por isso que o tráfego do site é uma métrica central de marketing online. O tráfego do site descreve o número de usuários que visitam seu site, sejam eles novos ou recorrentes. Ele abrange todas as suas páginas e pode fornecer uma avaliação geral do desempenho do seu site.

Ao medir essa métrica de marketing digital, você deseja observar quedas ou aumentos repentinos.

Normalmente, você deve ver vales repetidos no tráfego do seu site. Se você opera no setor business-to-business (B2B), por exemplo, o tráfego do seu site pode cair no fim de semana e depois retornar aos níveis normais durante a semana de trabalho.

O tráfego do site também pode ajudar sua equipe a mostrar o impacto de longo prazo do seu marketing online.

Se você investir em  otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) , por exemplo, poderá analisar o tráfego do seu site em 12 meses. Geralmente, o SEO deve começar a gerar resultados após três a seis meses, o que significa que o tráfego do seu site deve mostrar um aumento.

2. Origem do tráfego

A fonte de tráfego é outra métrica vital de marketing digital.

Com a fonte de tráfego, sua equipe pode saber quais mídias, como orgânica ou paga, direcionam tráfego para seu site. Essa métrica ajuda sua empresa, oferecendo informações sobre sua estratégia atual de marketing na Internet.

Talvez, por exemplo, você ganhe muito tráfego de táticas pagas versus estratégias orgânicas.

As origens de tráfego mais comuns incluem:

  • Pesquisa orgânica:  um usuário encontrou seu site por meio do Google, Bing ou outro mecanismo de pesquisa.
  • Direto:  um usuário visitou seu site diretamente digitando sua URL no navegador.
  • Referência:  um site encaminhou usuários para o seu site por meio de um link.
  • Social:  Uma postagem ou comentário (com a URL do seu site) direcionou os usuários ao seu site.
  • Pesquisa paga :  um anúncio pago, como no Google, trouxe usuários ao seu site.

Para obter os melhores resultados com sua estratégia de marketing online, você deseja um equilíbrio entre suas fontes de tráfego. Se você obtiver todo o tráfego de uma fonte, como mídia social ou pesquisa paga , uma única alteração nessas estratégias ou fontes poderá afetar drasticamente o tráfego e os resultados do seu site.

3. Visitantes novos x visitantes recorrentes

Ao medir o marketing digital, você também deseja analisar os visitantes novos versus os visitantes recorrentes.

Essa métrica de marketing on-line pode ajudar sua equipe a entender quantos novos usuários visitam seu site, bem como quantos usuários anteriores retornam ao seu site. Se o seu público demorar um pouco para fazer uma compra (ou tempo zero), você deseja assistir a essa métrica digital.

Isso porque os usuários novos x recorrentes podem oferecer informações sobre os seguintes fatores:

  • Seu ciclo de compra
  • O reconhecimento da marca do seu cliente ideal
  • O apelo do seu produto ou serviço
  • A usabilidade do seu site
  • E mais


Se você tem um ciclo de compra longo, mas um número baixo de usuários recorrentes, isso pode indicar um problema com seu site, assim como com a oferta. Talvez, por exemplo, você não esteja transmitindo informações críticas sobre produtos ou serviços de uma forma que as pessoas entendam.

Ou talvez seu site carregue muito devagar, o que impede os usuários de voltar.

De qualquer forma, você pode usar essa métrica de marketing digital para obter algumas informações sobre o comportamento do usuário, a usabilidade do site e até os principais fatores de marketing, como cópia. Na maioria dos casos, convém monitorar essa métrica para todo o site, bem como para as principais páginas individuais.

4. Novas sessões

No  Google Analytics , o termo “sessão” define sempre que um visitante chega ao seu site.

Uma sessão pode incluir a navegação em várias páginas do seu site ou pode ser alguém que desistiu.

Novas sessões ocorrem sempre que novos visitantes passam, e o Google Analytics as acompanha cuidadosamente para que você possa ver quantas pessoas está atraindo para seu site.

Outra palavra para essa métrica é “tráfego”, pois descreve quantas pessoas estão acessando seu site.

Se você quer clientes, você precisa que as pessoas acessem seu site em primeiro lugar. E é exatamente isso que as novas sessões lhe dizem.

Você pode usar essa figura para ajudá-lo a entender quantas dessas sessões estão se convertendo em clientes. Um declínio nas novas sessões indica que as pessoas não estão mais acessando seu site com a mesma frequência que antes, e um aumento significa que seu  plano de marketing digital  está melhorando.

Essa métrica não afeta diretamente seus resultados, mas ainda é importante ver quantas pessoas acessam seu site para que você possa entender quantos clientes em potencial você recebe todos os dias.

5. Tempo na página

Quando se trata de métricas de mídia digital, o tempo na página também merece sua atenção.

O tempo na página descreve a quantidade média de tempo gasto em uma página. Embora todo profissional de marketing queira saber o tempo ideal na página, é difícil dizer. O tempo que um usuário gasta em uma página depende do tamanho e da oferta da página, bem como do usuário.

Na maioria dos casos (com base na página), você saberá o que é muito curto.

Tenha em mente, no entanto, que a maioria dos usuários desliza.

Eles não vão ler seu conteúdo palavra por palavra, então não espere que eles gastem a mesma quantidade de tempo em uma página que você. Em vez disso, olhe para sua página da perspectiva de um usuário e avalie um tempo decente na página.

Você pode entender melhor essa métrica de mídia digital observando também sua taxa de rejeição.

Se você tiver uma alta taxa de rejeição e pouco tempo na página, pode adivinhar que sua página não está sendo exibida. Em resposta, você pode auditar a página, procurar melhorias e fazer alterações que proporcionem uma melhor experiência do usuário e melhorem seu tempo na página.

6. Taxa de rejeição

Você já foi a um site e saiu imediatamente?

Isso é chamado de “rejeição”, e todo bom site rastreia a porcentagem de pessoas que  “rejeitam” .

Uma taxa de rejeição é a porcentagem de pessoas que saem de uma página antes de se envolver com ela ou clicar em outra página do seu site.

Idealmente, sua taxa de rejeição seria 0%, mas isso é basicamente impossível.

Se você tiver uma página em seu site com uma alta taxa de rejeição, terá a oportunidade de torná-la melhor.

O problema pode ser qualquer coisa, desde a forma como a cópia é gravada nas imagens que você está usando, mas uma coisa é clara: seus visitantes não estão encontrando o que desejam ver.

Conforme você ajusta sua página, provavelmente verá a mudança na taxa de rejeição.

Ele pode subir, o que indica que você deve reverter para o design da página anterior, ou pode descer, o que indica que você fez melhorias.

É fundamental manter os visitantes em seu site o maior tempo possível. Quanto mais tempo eles estiverem com você, maior a probabilidade de se tornarem clientes.

7. Dispositivo

Com mais usuários pesquisando em tablets e dispositivos móveis, as empresas não podem ignorar essa métrica digital.

O dispositivo permite que sua empresa veja o número ou a porcentagem de usuários, bem como as sessões, provenientes de diferentes dispositivos. Esses dispositivos incluem desktops, dispositivos móveis e tablets. Entender o que as pessoas usam para visitar seu site pode ajudá-lo a criar um que ofereça a melhor experiência possível.

Essa métrica de marketing on-line também pode alertá-lo sobre páginas que oferecem uma experiência móvel terrível.

Na maioria dos casos, essas páginas não têm um design compatível com dispositivos móveis ou  responsivo . O design responsivo permite que seu site se adapte ao dispositivo de um usuário, em vez de forçá-lo a visualizar e navegar em seu site de uma perspectiva de desktop.

Alguns sinais de que seu site está apresentando desempenho insuficiente para usuários de celulares ou tablets incluem:

  • Uma alta taxa de rejeição para usuários de celulares ou tablets
  • Pouco tempo na página para usuários de celular ou tablet
  • Uma alta taxa de saída para usuários de celulares ou tablets


Ao medir essa métrica de marketing digital, observe a taxa de rejeição, o tempo na página e a taxa de saída das páginas de destino. Essa análise pode ajudá-lo a identificar páginas de destino que não oferecem uma experiência otimizada para dispositivos móveis, o que pode prejudicar suas estratégias pagas e orgânicas.

8. Taxa de saída

A taxa de saída é outra métrica de marketing online útil para empresas.

Com a taxa de saída, sua equipe pode ver a porcentagem de usuários que saem de uma página depois de explorar seu site. Esses usuários visitaram mais de uma página. Em comparação, a taxa de rejeição mede a porcentagem de usuários que saem depois de visitar apenas uma única página.

Usando a taxa de saída, sua empresa pode obter algumas informações sobre a jornada do comprador.

Por exemplo, talvez os usuários que encontram seu site por meio de uma postagem de blog de instruções tendam a sair ou desistir depois. Em comparação, aqueles que leem sua postagem sobre a importância de um serviço (que você fornece) tendem a visualizar suas páginas de serviço e depois sair do site.

Com as métricas de marketing digital acima para tráfego, sua equipe pode medir o impacto de sua estratégia online. Você também pode identificar e corrigir problemas de usabilidade. Essas melhorias podem ter uma influência direta nas métricas de marketing online que influenciam sua receita.

Métricas de marketing digital para receita

Não importa quais táticas de marketing na Internet sua empresa use, você deseja que elas beneficiem seus resultados. A vantagem do marketing digital é que é fácil mostrar a ligação entre o marketing online e seus resultados. Você só precisa saber quais métricas digitais medir.

9. Taxa de conversão

A  taxa de conversão  do seu marketing digital informa quantas pessoas seguem sua chamada para ação (CTA) em oposição a quantas não. Seu CTA pode incentivar as pessoas a comprar algo de você, entrar em contato com você por telefone ou se inscrever em um boletim informativo por e-mail, para citar alguns.

Por exemplo, digamos que você tenha uma página em seu site que incentive as pessoas a se inscreverem em seu boletim informativo por e-mail.

Das 100 pessoas que o veem, apenas quatro realmente se inscrevem. Isso significa que sua taxa de conversão é de 4%. Pode não parecer muito, mas na verdade é muito bom!

Podemos dar mais alguns passos. Das quatro pessoas que se inscreveram na sua newsletter, você descobre que uma dessas pessoas clicou em um produto em seu e-mail e o comprou.

Essa é outra conversão, fazendo com que a taxa de conversão do seu e-mail seja de 25%.

Ao analisar sua  taxa de conversão , você pode ver quantas pessoas está transformando com sucesso em clientes.

Depois de conhecer sua taxa de conversão para uma campanha de mídia digital, você pode testar novas maneiras de melhorar seus resultados.

No exemplo acima, você pode tentar um texto diferente em sua página ou uma nova linha de assunto do seu e-mail. Não importa o que você escolher, o objetivo é obter mais clientes para que você possa expandir seus negócios.

10. Taxa de cliques (CTR)

Quando você anuncia on-line, deseja monitorar sua  taxa de cliques (CTR) .

Essa métrica de marketing digital fornece uma proporção que descreve a porcentagem de usuários que clicaram em seu anúncio, com base no número total de usuários que viram seu anúncio. Na maioria dos casos, as CTRs são geralmente baixas. Por exemplo, a CTR média do Google Ads é  inferior a 2%.

Isso não significa que sua empresa deva se contentar com uma CTR baixa.

Você deve sempre procurar maneiras de aumentar sua CTR. Algumas estratégias incluem:

  • Testando uma cópia do anúncio diferente
  • Criando uma oferta atraente
  • Otimizando os designs da página de destino
  • E mais


Ao fazer alterações em suas campanhas publicitárias, observe quaisquer aumentos ou diminuições repentinas na CTR.

Se você perceber um aumento repentino, isso pode sinalizar uma excelente melhoria de campanha por sua equipe. Em comparação, uma diminuição imediata que permanece pode indicar uma mudança que precisa ser revertida pelo seu departamento.

Como a CTR afetará a visibilidade de seus anúncios em plataformas como  o Google Ads , convém observar essa métrica.

11. Custo por lead

O custo por lead informa quanto você gasta para que alguém converta em seu site.

Um lead não é necessariamente alguém que fez uma compra (ou  fará  uma compra), mas é um prospect que você pode eventualmente transformar  em  cliente.

Uma maneira de desenvolver uma análise de custo por lead é observar todos os fatores que contribuíram para a obtenção do lead, como:

  • Custo total de uma campanha específica de publicidade paga por clique (PPC) focada em levar as pessoas ao seu site.
  • Quantas pessoas que chegam à sua página de destino fornecem suas informações para que você possa comercializar para elas no futuro.


A maioria dos profissionais de marketing considera suas campanhas bem-sucedidas quando o custo por lead é menor do que o valor médio que um cliente gasta. Quanto menor for o seu custo, mais receita você está ganhando!

Muitas empresas não percebem o quanto custa para obter um lead, e isso pode levar rapidamente ao desperdício.

Depois de descobrir o custo de um lead médio, você pode experimentar novas técnicas para determinar como ser mais econômico, obter mais leads e manter suas fontes atuais de leads.

12. Custo por clique (CPC)

Dependendo das suas configurações de lance,  o custo por clique (CPC)  pode servir como uma métrica crítica de marketing digital em suas campanhas publicitárias. Essa métrica mede o que sua empresa paga, em média, por cada clique em seu anúncio.

No Google Ads, a maioria das empresas  paga de R$ 1 a R$ 2 por clique .

Embora sua empresa não queira pagar um valor excessivo por cliques, você precisa ter expectativas realistas em relação ao seu CPC. Dependendo do seu setor, seu CPC pode passar de R$ 1 a R$ 2. As empresas do setor jurídico, por exemplo, pagam em média  quase R$ 7 por clique .

Para obter os melhores resultados medindo essa métrica de marketing digital, além de otimizá-la, você deve monitorar seu CPC ao longo do tempo. Você também deve pesquisar o CPC médio em seu setor. Observar os dados de palavras-chave também pode ajudá-lo a avaliar um CPC preciso ou ideal.

13. Custo por aquisição (CPA)

O custo por aquisição (CPA) é uma métrica geral de marketing online para publicidade.

Com o CPA, você pode ver o que sua empresa paga (em média) para um usuário converter. Sua conversão dependerá de suas metas de publicidade. Talvez, por exemplo, você queira que os usuários enviem um formulário de contato, como uma postagem, ou registrem uma inscrição.

Ao analisar essa métrica digital, você precisa pensar no valor de um lead ou de uma compra.

Por exemplo, talvez sua empresa manufatureira mantenha um CPA médio de R$ 50, mas esse novo lead vale milhares de dólares para sua empresa. Em comparação, uma loja de comércio eletrônico que ganha cerca de R$ 25 por compra pode considerar esses R$ 50 insustentáveis.

Como seu CPA também depende de seu método de lance, como CPC, otimizar seus lances pode melhorar seu custo por aquisição. Se você puder reduzir seu CPC em alguns centavos, por exemplo, isso também reduzirá o CPA da sua empresa.

14. ROI

Seu ROI  é uma medida de quanto dinheiro você recebe de volta com suas estratégias de marketing digital.

O ROI compara quanto dinheiro você gastou em marketing digital e quanto ganhou como resultado disso.

Se o seu ROI for negativo, significa que você está perdendo dinheiro com marketing digital. Isso nunca é um bom sinal e, se isso for verdade para sua empresa, seu problema pode estar em um número baixo de novas sessões, uma baixa taxa de conversão ou uma alta taxa de rejeição.

Seu ROI é o resultado cumulativo de seus esforços de marketing digital e é muito seco.

Quando é positivo, você está tendo sucesso. Quando é negativo, você precisa corrigir um problema ou dois.

Como medir suas métricas de marketing online com sucesso

Você pode medir dezenas de métricas de marketing online. Embora esses dados possam fornecer muitos gráficos, eles podem deixar você sem a percepção necessária para analisar sua campanha e descobrir maneiras de melhorá-la.

Se você deseja escolher e medir suas métricas de marketing digital, siga estas três etapas:

1. Desenvolva metas Inteligentes

Com o marketing online, você deseja criar metas Inteligentes , também conhecidas como:

  • Específico:  Seu objetivo é detalhado e específico?
  • Mensurável:  você pode medir seu objetivo facilmente?
  • Alcançável:  Seu objetivo é atingível, além de desafiador?
  • Relevante:  Seu objetivo está alinhado com seus objetivos de curto e longo prazo?
  • Oportuna:  Quando é o seu prazo para atingir esse objetivo?


Construir uma meta Inteligente economizará tempo da sua equipe. Também garantirá que todos em seu departamento entendam o que você deseja realizar. Você não quer apenas veicular anúncios, por exemplo. Você deseja gerar cinco leads em três meses com um gasto mensal com anúncios de R$ 2.500.

As metas Inteligentes também facilitam a medição de seus esforços de marketing digital.

Você sabe quais métricas de marketing online são importantes. No exemplo acima, por exemplo, você sabe que suas conversões são uma prioridade. O CPC, assim como o CPA, provavelmente também chamará sua atenção porque você deseja ver a eficácia financeira de sua campanha publicitária.

Saiba mais sobre as metas Inteligentes no vídeo abaixo.

2. Escolha ferramentas eficazes

Em seguida, você deseja escolher seu conjunto de ferramentas.

As empresas podem escolher entre uma variedade de  ferramentas de análise de sites  quando se trata de métricas de marketing digital. Embora o Google Analytics seja uma escolha popular, muitas empresas também investem em ferramentas específicas de estratégia, como  o Ahrefs  para SEO.

Se você é novo no marketing on-line, experimente e comece com algumas ferramentas gratuitas, como o Google Analytics.

3. Escolha seus métodos de relatório

Na maioria dos casos, sua equipe precisará compilar e compartilhar seus resultados com as pessoas em toda a sua empresa. Talvez, por exemplo, os líderes da empresa gostariam de relatórios trimestrais de marketing digital para ver a eficácia de seus esforços de marketing e publicidade.

Decidir como você reportará seus dados (antes de lançar sua estratégia de marketing digital) pode economizar tempo e dores de cabeça. Ele também pode garantir que você esteja monitorando métricas críticas de marketing online durante todo o período designado.

Você também pode pensar em qual plataforma ou programa usará para criar relatórios.

Embora você possa usar uma apresentação ou documento de texto, muitas empresas e agências de marketing on-line usam  o Google Data Studio . Este programa gratuito facilita para sua equipe importar dados de lugares como o Google Analytics e exibi-los de maneira informativa e fácil de seguir.

Depois de concluir essas três etapas preliminares, você poderá começar a lançar suas campanhas!

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