Dois passos importantes para planejar um orçamento de marketing para 2022
Você sabe por que um orçamento de marketing é essencial, então é hora de ver como preparar um orçamento de marketing e priorizá-lo . Confira estes seis pontos críticos que você deve estabelecer para configurar seu orçamento de marketing.
1. Estabeleça seu ciclo de vendas
Ao criar o detalhamento do orçamento de marketing, você deseja estabelecer seu funil de vendas . Seu funil de vendas é um componente crítico do seu orçamento de marketing porque determina onde você vai gastar seu dinheiro. Seu funil de vendas é o processo pelo qual seu público passa para se tornar um cliente pagante.
Um funil de vendas típico terá quatro etapas:
- Conscientização: Nesta fase, seu público fica ciente de que tem um problema e começa a procurar soluções.
- Consideração: Na fase de consideração, seu público começa a olhar para as opções disponíveis para eles.
- Decisão: Quando um lead chega ao estágio de decisão, ele começa a focar em empresas que fornecem a melhor solução ou produto para suas necessidades.
- Ação: Quando um lead chega ao estágio de ação, ele escolhe sua empresa e se torna um cliente.
Entender o funil de vendas da sua empresa ajuda você a ver onde pode precisar de uma estratégia de marketing digital para evitar que mais pessoas saiam do funil.
Por exemplo, digamos que você perceba que o funil da sua empresa tem uma tonelada de pessoas na fase de consideração, mas muito poucas chegam à fase de decisão. Embora alguma queda seja natural, você percebe que o declínio é mais significativo do que o esperado.
Como resultado, você pode descobrir que precisa orçar mais dinheiro para estratégias que ajudarão a obter leads do estágio de consideração para o estágio de decisão. Estratégias como marketing de vídeo , anúncios de pagamento por clique (PPC) e anúncios de mídia social podem ajudá-lo a empurrar esses leads pelo funil.
Portanto, para ajudá-lo a entender quanto você precisa orçar para marketing, você precisa entender seu ciclo de vendas.
Conhecer seu ciclo de vendas o ajudará a antecipar as estratégias nas quais você precisa investir, o que o ajudará a fazer um orçamento para seu plano de marketing com sabedoria.
2. Conheça seus custos externos
Se você quer saber como preparar um orçamento de marketing, comece estabelecendo seus custos externos. Você precisa saber quanto custa para sua empresa, para saber quanto pode alocar para marketing. Então, quais são os custos externos que você precisa considerar?
- Custos operacionais (criar produtos, enviá-los)
- Custos para contratação de funcionários
- Custos para o funcionamento do seu negócio (eletricidade, água)
- E mais
Você deve considerar esses custos ao criar seu plano de orçamento de marketing. Ele não apenas determina em quais serviços você pode investir, mas também ajuda a definir uma linha de base para o retorno do investimento (ROI) .
Então, por exemplo, digamos que custe R$ 10 para sua empresa produzir seu produto. Você vende seu produto por R$50. Então, quando você está escolhendo métodos de marketing para o seu negócio, você tem uma ideia de quanto quer gastar para que ainda possa lucrar com seu item.
Essas informações ajudarão a orientá-lo para estratégias que permitem obter o melhor ROI para o seu negócio.