Um guia para a fidelidade do protótipo
O Contínuo de Fidelidade
“Os métodos de design não são mutuamente exclusivos. Em vez disso, cada método existe em um continuum de fidelidade ”, diz Tyler Tate, um conceituado designer de UX e autor de livros, neste artigo .
De acordo com Tate, o processo de design começa com esboços de baixa fidelidade (lo-fi) e progride para protótipos de alta fidelidade (hi-fi).
Onde as maquetes se encaixam, no continuum da fidelidade?
Eu colocaria maquetes de design na faixa de média a alta fidelidade, entre wireframes de baixa fidelidade e protótipos funcionais de alta fidelidade.
Aplicar fidelidade demais prematuramente no processo desperdiçará tempo e dinheiro.
Por outro lado, não dar a esse processo tempo e dinheiro suficientes deixará muitos caminhos inexplorados.
Há esse equilíbrio que precisa ser estabelecido entre tempo, recursos e fidelidade.
O nível ideal de fidelidade é a quantidade mínima de fidelidade necessária para realizar o trabalho. Nada mais nada menos. Isso é o que você pode chamar de “ser preguiçoso no bom sentido” ou “responsavelmente preguiçoso”.
Maquetes de conceito
Os mockups conceituais existem fora da forma tradicionalmente aceita de mockups de design de interface do usuário.
Eles são úteis mesmo assim.
As empresas às vezes pulam a fase de wireframing e a substituem por uma maquete de conceito, na qual elas iteram à medida que sobem no continuum de fidelidade.
Conforme ilustrado no diagrama, um protótipo de conceito vem antes do wireframe ou de modelos detalhados (de alta fidelidade).
Abaixo, você pode ver que os mockups conceituais podem ser feitos simplesmente esboçando algumas de suas ideias iniciais de design no papel.
Os mockups conceituais são úteis se você preferir começar no papel e planejar a criação digital de mockups de média ou alta fidelidade posteriormente.
Os mockups conceituais podem adicionar trabalho extra ao processo de design, mas permitem que você explore rapidamente algumas ideias no papel.
Além disso, se você planeja fazer wireframes antes do mockup de média ou alta fidelidade, seus mockups conceituais podem servir como diretrizes aproximadas.
Maquetes Digitais
Seguindo em frente, vamos para o assunto de maquetes digitais.
Existem duas escolas de pensamento que dividem a abordagem preferida para criar maquetes digitais:
- Aqueles que veem a fase de maquete como transitória e, portanto, não devem demorar muito (média fidelidade)
- Aqueles que acreditam que os modelos de design devem representar exatamente o produto final (alta fidelidade)
Maquetes de fidelidade média
Os mockups de média fidelidade têm as seguintes vantagens:
- Você pode passar da fase conceitual para a fase de implementação mais rapidamente.
- Permite mais flexibilidade, criatividade e exploração durante a fase de implementação.
- Ele pode reduzir a criação de componentes de design desnecessários que podem eventualmente ser descartados ao desenvolver o front-end real.
Criar um mockup de fidelidade média também tem suas desvantagens:
- A falta de polimento significa que muitas decisões de design estão no ar.
- Grande parte do tempo que você pode ter economizado durante a fase de maquete irá para o ajuste fino dos componentes da interface do usuário na fase de implementação.
- Clientes e partes interessadas não ficarão tão impressionados com uma maquete mid-fi quanto ficariam com uma hi-fi, então vale a pena ter isso em mente.
Maquetes de alta fidelidade
A maquete de alta fidelidade planeja e desenvolve a maioria das decisões de design logo no início, incluindo tamanho da fonte, dimensões, esquema de cores, tamanhos de margem, etc. Esse nível de fidelidade pode ser considerado “perfeito em pixels”.
Você pode ver o nível de detalhes de design que incluímos em nossos modelos de página de destino de alta fidelidade no UXPin.
Os mockups de alta fidelidade são benéficos por vários motivos:
- Você se dá mais tempo para iterar e aperfeiçoar o design da interface do usuário.
- Você tomará a maioria das decisões de design no início do processo de produção.
- Eles são mais fáceis de apresentar para não designers: clientes e partes interessadas preferem esse estilo a modelos mid-fi porque podem não estar cientes do continuum de fidelidade. No entanto, qualquer um pode entender protótipos de alta fidelidade.
- Os desenvolvedores front-end podem ver como deve ser o produto final, o que significa que os modelos de alta fidelidade podem servir duplamente como uma folha de especificações visuais.
No entanto, há uma desvantagem, e que não deve ser negligenciada: maquetes de alta fidelidade demoram mais para serem produzidas.
Pode-se argumentar que criar maquetes de alta fidelidade não é eficiente em termos de tempo, pois precisaremos reconstruir o design em HTML, CSS e JS de qualquer maneira.
Para alguns, esse processo de fluxo de trabalho pode parecer redundante.
No entanto, você também pode dizer que os modelos de alta fidelidade podem economizar tempo no final devido a todas as decisões de design, testes de design e planejamento que são feitos no início do processo. Tudo isso pode significar economia de tempo durante a fase de implementação.