Veja duas estratégias de marketing digital de alto nível
Em última análise, falar sobre marketing digital para pequenas e médias empresas como um todo não o levará muito longe, porque é um tópico muito amplo. Em vez disso, é mais fácil dividi-lo em algumas das estratégias individuais que o compõem. Embora existam algumas estratégias de marketing digital por aí, duas em particular se destacam da multidão por sua importância e eficácia. Veremos cada uma dessas estratégias abaixo!
1. Otimização para mecanismos de busca (SEO)
A primeira, e possivelmente a mais significativa, estratégia de marketing digital é a otimização de mecanismos de busca (SEO) . O objetivo do SEO é otimizar o conteúdo do seu site para classificar nos resultados de pesquisa orgânica do Google, para que as pessoas o encontrem em resposta às suas pesquisas, por exemplo, se você vende carregador de celular, otimizar o conteúdo para essa palavra, e e assim adiante Otimizar para as classificações do Google significa projetar seu conteúdo para satisfazer os algoritmos de classificação do Google , que levam em consideração vários fatores ao classificar os resultados da web. Para começar, você pode incluir palavras- chave específicas, termos de pesquisa, em seu conteúdo, para que o Google saiba em quais pesquisas seu conteúdo deve aparecer. Outras coisas que você pode fazer para melhorar as chances de classificação do seu conteúdo no Google incluem:
- Ganhando backlinks (links de entrada para o seu conteúdo)
- Otimizando imagens
- Criando um perfil de perfil comercial do Google
- Usando HTTPS
- E mais!
Com uma campanha de SEO bem construída, você pode fazer com que seu conteúdo apareça nas pesquisas que seu público está fazendo, apresentando-os ao seu negócio e, esperançosamente, levando-os a comprar de você!
2. Publicidade de pagamento por clique (PPC)
SEO não é o único tipo de marketing online para pequenas e médias empresas que permite alcançar pessoas por meio do Google. Além de tentar alcançar o topo das classificações orgânicas, você pode aparecer no topo das páginas de resultados de pesquisa do Google com publicidade paga, especificamente, publicidade paga por clique (PPC) . O PPC é uma estratégia em que você paga plataformas de publicidade, o Google Ads é a mais comum, para exibir anúncios para sua empresa acima dos resultados de pesquisa orgânica. Os anúncios são semelhantes aos resultados orgânicos, exceto pelo rótulo “Anúncio” no canto superior. Para lançar uma campanha de PPC no Google Ads, você primeiro elabora uma lista de palavras-chave que deseja segmentar.
Em seguida, você faz lances nessas palavras-chave com base em quanto está disposto a pagar para exibir seus anúncios para elas. Sempre que alguém pesquisar uma dessas palavras-chave, o Google exibirá anúncios entre os licitantes com base em:
- Valor do lance
- Índice de qualidade (avaliação do Google da qualidade geral de um anúncio)
Com a estratégia de lances certa e alguns anúncios bem projetados, você poderá alcançar usuários por meio do Google de uma maneira totalmente adicional. A melhor parte dessa ideia de publicidade para pequenas empresas é que você só precisa pagar pelos anúncios PPC quando as pessoas clicam neles, tornando-se uma estratégia muito econômica quando bem feita.