Saiba como economizar energia elétrica na sua empresa

Muitas pessoas não se preocupam em economizar energia. É comum você acreditar que apagar as luzes de ambientes que não estão sendo utilizados é o suficiente para economizar energia. No entanto, é necessário adquirir mais práticas, tanto em casa quanto nas empresas, para diminuir o consumo de eletricidade. 

Isso não traz benefícios apenas para seu bolso, mas para o meio ambiente também. É necessário realizar ações para economia de energia, principalmente em prol do meio ambiente. Mesmo que o consumo de energia elétrica por uma empresa seja elevado, já que há muitos equipamentos trabalhando juntos, há práticas que podem ser adotadas por todos os colaboradores e também por você.

A solução mais pertinente nesse caso é contratar energia solar para sua empresa. Cada vez mais as organizações brasileiras estão investindo em luz solar empresarial. Basta você procurar na internet termos como “quanto custa um painel solar” ou clicar no link para saber mais e até realizar uma simulação do valor total de instalar placas fotovoltaicas em sua empresa.

Para facilitar ainda mais, confira algumas práticas para você economizar energia em sua empresa.

1. Compre aparelhos eletrônicos com selo Procel

O selo Procel é um adesivo colocado nos aparelhos eletrônicos pelos seus fabricantes para disponibilizar informações aos consumidores. Os selos contêm informações sobre o desempenho dos aparelhos, além do consumo energético conforme parâmetros do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Todos os equipamentos são categorizados de A até G. A letra A é para aparelhos eletrônicos com menor consumo de energia. Portanto, invista em comprá-los.

2. Tenha em dia a manutenção dos equipamentos

Ter em dia a manutenção dos equipamentos de sua empresa evita gastos exorbitantes com energia elétrica e também permite que eles funcionem com sua potência máxima. Você precisa marcar a manutenção preventiva dos aparelhos com especialistas.

Isso melhora a segurança operacional dos aparelhos eletrônicos, além de reduzir os custos com troca deles e ajuda na economia de energia, já que o aumento de consumo é ocasionado por aparelhos com desgastes.

3. Aproveite a iluminação natural nos ambientes de trabalho  

Algumas mudanças de móveis como mesas, cadeiras e outros podem melhorar o aproveitamento de iluminação natural e também a circulação de ar. Isso ajuda a diminuir o consumo de energia com lâmpadas e também com o ar-condicionado.

Mantenha escrivaninhas perto de janelas com iluminação, pinte as paredes com cores claras, coloque lâmpadas de LED em locais estratégicos e diminua o número de divisórias nos espaços de trabalho, que dificultam a difusão dos raios solares.  

4. Renegocie contratos com seus fornecedores

Você pode renegociar os contratos firmados com sua concessionária de energia. Alguns requisitos dos contratos com concessionários podem apenas privilegiá-las. Dessa forma, realize uma auditoria em sua empresa para saber como os termos e condições do contrato podem ser alterados para serem benéficos para você economizar na hora de pagar a conta de luz. Também busque por descontos quando o uso de energia elétrica for muito grande.

5. Automatize o acionamento das luzes e do ar-condicionado

Existem muitas alternativas com a automação. Um sistema de acionamento de luzes por presença ou nível de luz nos espaços de trabalho é mais eficiente para diminuir o uso de energia elétrica. Esses sistemas podem ser instalados em locais de menor circulação de pessoas.

O ar-condicionado também pode ser um sistema automatizado de acionamento. Também existe a possibilidade de automação de ligar ou desligar máquinas que não estejam em uso.

6. Reduza o uso de energia em horário de pico

O horário de pico começa às 18 horas e termina às 21 horas. Nesse período, o consumo de energia aumenta em todas as regiões do Brasil. Por esse motivo, as tarifas cobradas são mais altas pelas concessionárias de energia.

Essa forma de economia de energia também pode ser aplicada em uso rotativo de máquinas e equipamentos e a concessão de intervalos aos colaboradores, para que as tarefas profissionais não sejam totalmente interrompidas. Retome o uso total de aparelhos depois das 21 horas.

Conclusão

Economizar energia é muito importante, não apenas para o seu bolso como também para a preservação do meio ambiente. Por isso, a recomendação maior é de instalar energia solar em seu empreendimento. Você pode ter uma economia de até 95% em sua conta de luz dessa maneira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.